terça-feira, 18 de março de 2014

matérias para as provas bimestrais 1º 2º e 3º anos Escola Estadual Rui Barbosa

MATÉRIAS DE PROVAS BIMESTRAIS 1º 2º E 3º ANOS - ESCOLA ESTADUAL RUI BARBOSA.

PROFESSOR. LUIZ CARLOS ARPINI   ( BOM ESTUDO A TODOS, TIREM SUAS DÚVIDAS, ANTES DAS PROVAS.)

FILOSOFIA



CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. A filosofia ocidental teve início com os pensadores anteriores a Sócrates, por isso chamados de pré-socráticos, dos quais a maioria viveu em colônias gregas distantes de Atenas; destes pensadores pode-se dizer que:
A) Com os pré-socráticos a filosofia se constitui numa ciência particular e não mais no estudo da realidade total.
B) A mitologia tradicional grega fazia parte das suas doutrinas.
C) Pitágoras e os seus discípulos dedicaram-se ao estudo da política e recusaram a interferência da matemática no estudo da cosmologia.
D) Heráclito defendeu s idéia de permanência substancial e constante do ser, contra a noção de devir.
E) Os naturalistas, ou fisiólogos da Jônia, dedicavam-se sobretudo ao estudo do cosmo, e muitos deles buscavam o princípio constitutivo do mundo em algum de seus elementos: ar, água, terra, ou fogo.
___________________________________________
12. A filosofia de Aristóteles caracterizava-se pela aliança de dois métodos: a capacidade de síntese e de organização de idéias, que se completava com a análise rigorosa e a definição de terminologia. Pela sua originalidade e relevância Aristóteles foi um dos grandes mestres da Filosofia, pelo que se pode dizer:
A) Na Idade Média o aristotelismo foi uma das principais fontes de inspiração e orientação da Escolástica, particularmente de Tomás de Aquino.
B) O pensamento de seu mestre Platão foi esquecido pela posteridade, pois foi totalmente absorvido nas doutrinas aristotélicas.
C) O aristotelismo, em seu conjunto, foi a filosofia dominante em todo o Ocidente até Kant.
D) Apenas a Lógica de Aristóteles perdurou até hoje, sendo seus outros escritos perdidos ou esquecidos.
E) Embora influente durante séculos Aristóteles não é mais estudado e sua obra é apenas um nome e um capítulo das Histórias da Filosofia.
___________________________________________
13. Os filósofos pré-socráticos lançaram questões centrais sobre o problema do ser, do conhecer e da origem da natureza, do universo. Parmênides e Heráclito são duas referências importantes nesse início da filosofia ocidental que ocorreu na Grécia Antiga entre os séc. VII e V a.C. Qual é a principal diferença na forma de pensar entre Heráclito e Parmênides?
A) Heráclito é dialético e Parmênides é analítico;
B) Heráclito é platônico e Parmênides é aristotélico;
C) Heráclito diz que os sentidos enganam e Parmênides valoriza os sentidos;
D) Heráclito considera que tudo na natureza se transforma, pois todas as coisas estão em constante movimento e, portanto, conhecer é captar a mudança contínua. Já Parmênides concebe que conhecer é alcançar o idêntico, imutável;
E) Para Heráclito ninguém consegue se banhar duas vezes no mesmo rio e para Parmênides todos "os banhos" são iguais.
__________________________________________
14. Sócrates inaugura o período clássico da filosofia grega, também chamado de período antropológico. O problema do conhecimento passou a ser uma problemática central na filosofia socrática, pois "a briga" de Sócrates com os sofistas tinha por objetivo resgatar o amor pela sabedoria e a valorização pela busca da verdade.
Nesse contexto, Sócrates inaugura seu método que se fundamenta em dois princípios básicos, que são:
A) A indução e dedução das verdades lógicas;
B) A doxa e o lógos convergindo para o conceito racional.
C) A ironia e a Maiêutica enquanto caminhos para conhecer a verdade através do auto-conhecimento (conhecer-te a ti mesmo).
D) O diálogo e a dúvida dialética.
E) A amizade e a justiça social.
__________________________________________
15. Nas alternativas abaixo marque a única que não poderia contemplar o pensamento de Aristóteles relativo à ética.
A) "é impossível ensinar a virtude".
B) "a virtude é um hábito".
C) "há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral".
D) "em relação a todas as faculdades que nos vêm por natureza recebemos primeiro a potencialidade, e somente mais tarde exibimos a atividade".
E) "os homens são bons ou maus construtores por construírem bem ou mal".
___________________________________________
16. Em sua constatação de que "o homem é um animal político", Aristóteles cria paralelos para que possa ser melhor compreendido. Sobre tais analogias, observe com atenção as afirmações abaixo e, logo após, marque a alternativa que aprecia corretamente as ideias do referido filósofo.
I. "aquele que é naturalmente um marginal ama a guerra e pode ser comparado a uma peça fora do jogo"
II. "o homem é o único entre os animais a ter linguagem"
III. "trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, do justo e do injusto, bem como de outras noções deste tipo"
A) somente I e II estão corretas;
B) somente I, II e III estão corretas;
C) I e III estão incorretas;
D) II e III estão incorretas;
E) I, II e III estão incorretas;
___________________________________________
17. Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins na obra "Filosofando: introdução à Filosofia" desenvolvem um paralelo entre Sócrates e a própria filosofia, de onde advém as seguintes conclusões possíveis, exceto:
A) A filosofia de Sócrates não ocorre em um "gabinete" e sim na praça pública, de onde se pode deduzir que a vocação da filosofia é política, pois pública.
B) Sócrates é "subversivo" porque "desnorteia", perturba a "ordem" do conhecer e do fazer e, portanto, deve morrer. A filosofia pode ser assim "morta" quando tornada discurso do poder.
C) Sócrates guia-se pelo princípio de que nada sabe e, desta perplexidade primeira, inicia a interrogação e o questionamento do que é familiar retirando o caráter dogmático que destrói a filosofia.
D) Sócrates desperta as consciências adormecidas, mas não se considera um "farol" que ilumina; o caminho novo deve ser construído pela discussão, que é intersubjetiva, e pela busca criativa das soluções em que a filosofia apresenta-se como atitude diante de situações plurais.
E) O conhecimento de Sócrates não é livresco, mas sim vivo e em processo de se fazer; o conteúdo é a experiência cotidiana. À filosofia cabe o papel dogmático.
___________________________________________
18. Platão considera as opiniões e as percepções sensoriais, ou conhecimento das imagens das coisas, como fonte de erro, pois nunca alcançam à verdade plena.
Considerando a alegoria do Mito da Caverna, utilizada por Platão no livro A República para elucidar suas concepções antropológica e epistemológica, é incorreto afirmar que:
A) O Mundo Sensível é inferior ao Mundo Inteligível;
B) O verdadeiro conhecimento é atingível pela razão;
C) As sombras dos verdadeiros seres são o que os sentidos captam;
D) A verdade essencial é conhecida através do conceito;
E) O ser humano nunca se libertará das "prisões" a que está submetido por mais que lute e se esforce;
___________________________________________
19. Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, foi, no Ocidente, a primeira e principal referência para a criação de uma filosofia com temática cristã, ou de uma filosofia que fundamente racionalmente a fé cristã. Dele é possível afirmar ainda que:
A) Inspirou-se completamente na filosófica clássica grega e romana, sem modificar tais doutrinas.
B) Na doutrina da iluminação Agostinho defende que é possível alcançar as verdades divinas pelo mero esforço das luzes da mente humana.
C) A relação entre fé e razão mostra-se também na relação de submissão da ordem religiosa à ordem política.
D) Ao dizer "creio para entender" Agostinho está colocando a vontade como diretriz da inteligência, a fim de orientar a razão na busca da verdade.
E) Na busca da verdade Agostinho sempre quis ser antes de mais nada um filósofo, não um teólogo.
___________________________________________
20. Maquiavel não era filósofo, era historiador e consultor político, mas suas ideias geralmente são consideradas não só como marcantes para o nascimento da ciência política, mas também das próprias questões que deram origem à filosofia política moderna e contemporânea, e particularmente no que se refere à natureza do poder, sobre o qual ele afirmou que:
A) o soberanos deve cumprir apenas a vontade do povo, mesmo que isso prejudique a manutenção do poder em suas mãos.
B) A Ética política é uma decorrência direta da moral individual.
C) A razão de Estado, ou os interesses da República, é que devem determinar a atuação do governante.
D) A política está sempre sujeita aos interesses religiosos.
E) O ideal da República e do bem estar dos cidadãos deve estar acima da realidade das circunstâncias, sendo esse ideal o norteador da ação do príncipe.
____________________________________________
21. Maquiavel em O Príncipe fornece elementos para uma nova ciência política a partir do contexto do renascimento nas cidades européias. Segundo ele não existe um fundamento anterior ou exterior à política, tais como Deus ou Natureza, mas toda cidade está dividida em dois desejos opostos: os poderosos com o desejo de oprimir e comandar e o povo com o desejo de não ser oprimido. Nessa perspectiva, do realismo político, Maquiavel defende que:
A) O verdadeiro Príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder;
B) A finalidade da política é a divisão do povo;
C) Os poderosos são quem devem eleger o Príncipe;
D) O poder deve ser negociado democraticamente com todas as partes;
E) O líder político precisa unir a cidade superando os desejos opostos.
___________________________________________
22. Galileu Galilei realizou estudos em diferentes campos da pesquisa, conforme os definimos atualmente e, assim, consagrou-se como uma espécie de instituidor das bases que norteariam a chamada Ciência Moderna. Nas passagens abaixo estão postos alguns dos pensamentos de Galileu e um nome generalizado a cada uma dessas ações.
Relacione as colunas de forma a "ligar" o posicionamento à respectiva denominação.
1. Infinito.
2. A relatividade do movimento.
3. A busca das causas.
4. O livro da natureza está escrito com signos matemáticos.
5. O conhecimento do homem e o conhecimento de Deus.
( ) "...a faculdade de entender pode considerar-se de duas maneiras, isto é, intensivas ou extensivas; e que extensivas, isto é, em relação com a multidão das coisas inteligíveis que são infinitas, o intelecto humano é como nulo, mesmo quando entende bem mil proposições, pois mil aspectos do infinito é como zero; mas, considerando o entender "intensivo", enquanto este termo representa intensivamente, isto é, perfeitamente, alguma proposição, digo que o intelecto humano entende algumas tão perfeitamente e tem a respeito delas certeza tão absoluta como a tem a própria Natureza".
( ) "...assim como os produtos se chamam quadrados, os que os produzem, ou seja os que se multiplicam, se chamam lados ou raízes. Conseqüentemente, os outros que não nascem de números multiplicados por si mesmos, não são quadrados. De onde, se eu dissesse que todos os números, incluindo os quadrados e os não quadrados, são mais que os quadrados, terei enunciado uma proposição realmente verdadeira".
( ) "...uma bola de chumbo vai ao fundo; laminada e com forma de bacia, já não vai mais ao fundo... É evidente que o resultado não é o fruto da forma ou da figura, pois essa mesma bacia, cheia d?água, mantém sua figura e no entanto vai ao fundo; nem é o ar que ela contém, já que, removido, também vai ao fundo. ...não é a figura que fará descer ou não, já que a mesma figura ora desce ora não...".
( ) "O que acontece em concreto da mesma forma ocorre em abstrato; e seria uma coisa insólita se os cômputos e os raciocínios feitos em números abstratos não correspondessem, depois, às moedas de ouro e de prata e às mercadorias em concreto".
( ) "O movimento enquanto é movimento e como movimento atua, está em relação com as coisas de que carece; mas, entre as coisas que todos participam igualmente, nada ocorre e é como se não existisse".
A legenda que contempla horizontalmente de cima para baixo classificando corretamente a relação proposta acima é:
A) 1, 5, 4, 3 e 2
B) 5, 1, 3, 4 e 2
C) 4, 3, 5, 1 e 2
D) 3, 4, 1, 5 e 2
E) 1, 3, 5, 4 e 2
___________________________________________
23. Hobbes escreveu sua sobras sob inspiração das doutrinas do empirismo britânico; sua concepção de Estado, como um grande corpo, o Leviatã, foi sua contribuição mais conhecida para a modernidade; essa contribuição consistiu em:
A) O Estado Leviatã é uma forma inevitável e natural de associação que traz em si mesma a opressão junto com a libertação e a salvação do cidadão.
B) O contrato social que conduz à soberania do Estado só se justifica pela sua origem e sanção divinas.
C) A soberania total do povo na constituição do Estado leva ao poder popular total, ou à verdadeira anarquia.
D) Na conclusão da obra do Leviatã Hobbes defende a tutela da Igreja sobre o Estado.
E) Definir o ser humano como potencial inimigo (lobo) do seu semelhante, obrigando à realização de um contrato social para a mútua sobrevivência.
___________________________________________
24. "...não basta ter o espírito bom: o essencial é aplicá-lo bem".
"Toda ciência é um conhecimento certo e evidente; e o que duvida de muitas coisas não é mais sábio do que o que nunca pensou nelas...".
"...entre as disciplinas conhecidas só a aritmética e a geometria estão isentas de todo o engano ou incerteza, vamos examinar com maior cuidado a razão disto, observando que podemos chegar ao conhecimento das coisas por dois caminhos, a saber a experiência e a dedução".
As três passagens acima foram retiradas da obra de um importante pensador moderno, a constar:
A) Galileu Galilei;
B) Emanuel Kant;
C) Nicolau Copérnico;
D) René Descartes;
E) George Berkeley;
___________________________________________
25. Francis Bacon é um dos filósofos modernos que mais contribuiu para a teoria do conhecimento assumir o lugar central do pensamento moderno. Em sua obra Novum Organum, aprofunda a investigação sobre a capacidade humana para o erro e a verdade. Uma das grandes contribuições de Bacon é sua formulação sobre a teoria da indução, a qual a partir de sua obra ganha uma eficácia e amplitude maior no debate sobre o método nas ciências modernas. O principio da INDUÇÂO requer que:
A) Se articule razão com sentimentos e emoções;
B) O estudo priorize o referencial teórico;
C) Todo conhecimento parte da experiência da realidade, a partir da observação direta dos objetos de estudo;
D) O método científico parta do conceito universal;
E) O conhecimento deve partir do universal para chegar ao particular.
___________________________________________
26. Aquilo que tradicionalmente pode ser definido como Ciência Moderna e que tem vínculos nas propostas de interpretação científica desenvolvida por Galileu Galilei possui, também na filosofia seus expoentes. Respeitadas as particularidades axiomáticas de cada um desses pensadores, marque a única alternativa que não contempla o nome de um representante do período filosófico conhecido como Filosofia Moderna.
A) Francis Bacon;
B) René Descartes;
C) Karl Marx;
D) Isaac Newton;
E) Gottfried Wilhelm Leibniz;
__________________________________________
27. Emanuel Kant ocupa espaço singular nas discussões sobre o tema "Estética". Abaixo encontram-se algumas apreciações simplificadas envolvendo essa "disciplina". Aponte aquela definição que melhor se encaixa no pensamento kantiano referente ao assunto.
A) Para saber o que há de verdadeiramente belo nesta terra é necessário primeiro fazer o vazio mental e limpar o espírito de tudo o que ele contém de inexato ou de insuficiente.
B) O Belo é o arranjo estrutural de um mundo encarado no seu melhor aspecto. Não se trata tanto de ver os homens como eles são, mas de os ver como deveriam ser.
C) A Beleza é formal, pois somente é belo o que é objeto de prazer universal, isto é, a beleza é um predicado do juízo que o homem junta a um objeto quando este convida para o livre jogo de uma contemplação desinteressada.
D) O Bom é o homem sério que resolve tudo em casa; a Beleza é a sua esposa florescente, o Agradável é o bebê, todo ele sentidos e jogos, o Útil é o criado que contribui com o trabalho manual, o Verdadeiro é o preceptor da família: ele dá a vista ao Bem, a mão ao Útil e apresenta um espelho à Beleza.
E) O Belo não é uma dádiva ao nível da vida. Não existe no mundo terrestre. Está acima e para além do mundo.
___________________________________________
28. A teoria do conhecimento de Kant revolucionou a concepção da relação entre a mente e a realidade, o que influiu também na sua doutrina sobre outras questões, inclusive a ética; desta podemos dizer que:
A) A moral de Kant não se opõe, antes aperfeiçoa a "moral do coração" de Rousseau.
B) A razão prática, que estabelece e define a moral, está na origem do exercício da liberdade.
C) O imperativo categórico não estabelece o dever, mas é apenas uma das muitas formas da lei moral interior.
D) A consciência individual é algo transcendental, que não tem nada a ver com a descoberta a lei moral universal no indivíduo.
E) A razão que fundamenta a moral não é pura nem universal, antes variável conforme as culturas e sociedades.
___________________________________________
29. Kant revela na crítica da Razão Pura que a leitura da obra de Hume o despertou de um sono dogmático. A partir de Hume, que questiona sobre os limites e possibilidades do ser humano conhecer a verdade. Kant inaugura uma verdadeira Revolução Copernicana se debruçando sobre o estudo das faculdades humanas voltadas para o conhecimento. A revolução copenicana de Kant consiste basicamente em que?
A) Na transição do método dedutivo para a indução;
B) Na investigação sobre as diferenças entre a razão, os sentimentos e as emoções;
C) No estudo sobre a metafísica tradicional;
D) Na investigação transcendental, ou seja, no estudo racional sobre a verdadeira capacidade humana para conhecer;
E) Na crítica sobre os autores da ciência medieval;
___________________________________________
30. O positivismo de Augusto Comte foi, no século XIX, uma forma de reagir teoricamente à influência das ciências e de oferecer uma fonte de inspiração filosófica para a organização da sociedade, e deste modo:
A) Como doutrina científica da sociedade o positivismo aproximou-se do marxismo, com o qual muitos de seus seguidores se identificaram.
B) Como ideal político o positivismo notavelmente muitos republicanos brasileiros, particularmente no Sul do País.
C) Na teoria dos três estágios da história da humanidade Comte considerava que caminhamos em direção a uma sociedade totalmente regida pela religião e a mitologia.
D) Em termos gerais a influência do positivismo foi muito maior na Física e na Biologia do que na Sociologia.
E) A religião da humanidade, que Comte propôs, era perfeitamente espiritual, acreditando no sobrenatural e na imortalidade da alma, sem práticas rituais nem cerimônias.
__________________________________________
31. Em sua obra o Existencialismo é um humanismo, Sartre defende as principais teses do seu pensamento filosófico pautado no existencialismo. Segundo ele, pode-se afirmar que em termos de concepção antropológica o ser humano está condenado a ser livre, fazer escolhas, e, portanto, escolher seu próprio destino por uma razão básica, que se contrapõe à filosofia tradicional. Tal razão básica para o existencialismo implica em:
A) Conceber que toda pessoa tem uma essência a realizar desde quando nasce;
B) Que a existência precede à essência e, por isso o ser humano não está pré-determinado a nada;
C) Aceitar que o projeto de vida é definido pelo contexto social;
D) Que o ser humano não pode mudar seu destino;
E) Compreender a vida humana em sua finitude enquanto ser para a morte.
___________________________________________
32. Embasados no estudo realizado por Sandro Luiz Bazzanella, aqui naturalmente alterado para atender a necessidade da presente avaliação, solicitamos que assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso nas proposições envolvendo o tema "Nietzsche e o Niilismo" e, logo após, marque a alternativa que contenha a ordem correta verticalmente e considerada de cima para baixo.
( ) O niilismo em Nietzsche assume contornos de denúncia do vazio de sentido começando pelo desmascaramento de Deus, de suas verdades e essências, como demiurgo ordenador do universo, do mundo e da vida.
( ) O niilismo anunciado por Nietzsche apresenta-se como única saída do homem ocidental, onde a vontade de vida apresenta-se em sua multiplicidade de situações e opções, manifestando-se e assumindo-se a si mesma como participante ativa do jogo das forças fisiológicas e cosmológicas.
( ) Na visão nietzschiana captar o que significa niilismo exige que o pensemos em processo, como manifestação do desenrolar histórico da existência, do passado, do presente e do futuro existencial humano.
( ) Em Nietzsche a característica marcante do primeiro momento do niilismo (passivo) da ocidentalidade seria a passividade do homem frente a dinâmica da vida, da existência.
( ) Para Nietzsche é com Santo Agostinho que o niilismo começa a se estabelecer, quando o filósofo contribui eficazmente para que a vontade de vida comece a ser amordaçada.
A) V,V,F,V e F
B) V,F,F,F e V
C) F,V,V,F e F
D) F,F,V,V e V
E) V,V,V,F e F
____________________________________________
33. Marx e Engels operaram uma grande virada na filosofia ao dirigir sua atenção para a situação miserável das classes trabalhadoras, e ao fornecer instrumentos intelectuais de análise e interpretação da sociedade, capazes de modificála; entre esses instrumentos estão:
A) A aceitação e ampliação do idealismo de Hegel.
B) A definição do indivíduo por si mesmo, pela sua autonomia, e não pelas suas relações sociais.
C) O materialismo dialético, que afirma que sociedades e culturas são determinadas pelas suas condições materiais.
D) A definição da relação entre economia e sociedade, excluindo as forças produtivas da questão do modo de produção.
E) A doutrina da luta de classes como motor secundário da História, subordinado ao plano oculto da natureza.
___________________________________________
34. O existencialismo foi uma corrente de pensamento que fez do homem efetivamente existente o centro e o núcleo das questões filosóficas, e o ponto de partida para a Ontologia; um dos seus mais conhecidos criadores e pensadores, o francês Jean Paul Sartre,
A) Rejeita toda e qualquer dependência da filosofia de Heidegger.
B) Não aceita a metodologia fenomenológica e prefere um discurso filosófico mais próximo do dramático.
C) Considera que a existência de Deus é a garantia da plena liberdade humana.
D) Define o ser humano como um ser em projeto, inacabado, que se completa nas suas relações de solidariedade com os outros.
E) Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência.
___________________________________________
35. "Nós temos por testemunho as seguintes verdades: todos os homens são iguais: foram aquinhoados pelo seu Criador com certos direitos inalienáveis e entre esses direitos se encontram o da vida, da liberdade e da busca da felicidade. Os governos são estabelecidos pelos homens para garantir esses direitos, e seu justo poder emana do consentimento dos governados".
Essa passagem retirada de um conhecido documento público reflete principalmente as idéias de um grupo pautado pelo pensamento do:
A) Anarquismo
B) Comunismo
C) Socialismo
D) Liberalismo
E) Totalitarismo
____________________________________________
36. Segundo Husserl, a fenomenologia constitui-se em um novo começo da filosofia a partir da volta às coisas elas mesmas. O projeto de Husserl requer uma atitude radical a partir do retorno ao estudo da consciência, começando pela análise transcendental das estruturas constitutivas desta.
Assim, a consciência, segundo a fenomenologia de Husserl, é:
A) Intecionalidade, pois toda consciência é "consciência dá", que visa alguma coisa, dirige-se para algo;
B) Mera representação da realidade;
C) A alma do ser humano;
D) Uma construção da sociedade para com o indivíduo;
E) O reflexo do corpo humano.
___________________________________________
37. Habermas figura como um dos filósofos mais discutidos na atualidade através da Teoria da Ação Comunicativa, que busca inspirar uma Nova Teoria Crítica. Ele, enquanto herdeiro da Escola de Frankfurt, dialoga com as perspectivas dialética e fenomenológica, buscando fundamentar a Ética do Discurso na teoria do agir comunicativo. Nessa direção, Habermas nos remete para a necessidade de construir uma nova racionalidade, mais ampla e radicalmente critica, que ele denomina de racionalidade ético-comunicativa.
Nessa perspectiva de Construção da Razão Comunicativa, Habermas concebe que a exigência primeira é:
A) A realização da Époche, colocando toda percepção do mundo natural em suspenso;
B) A mudança do paradigma transitando da filosofia da consciência para o paradigma da linguagem;
C) O resgate da ética cristã, pautada na justiça e igualdade social;
D) Praticar a rivalidade de posições para vencer o argumento mais forte;
E) A disputa de teses contrárias para acirrar os conflitos;
___________________________________________
38. Perry Anderson indica três elementos de um pós-neoliberalismo possível: 1- os valores; 2- a propriedade e; 3- a democracia. Relacione esses subsídios com as respectivas definições abaixo e depois marque a alternativa que contenha a seqüência vertical de cima para baixo.
( ) Não é um valor supremo segundo as ideias neoliberais; ao contrário, é um instrumento falível, que facilmente pode tornar-se excessivo e de fato se tornou.
( ) Aqui se consagrou a cruzada neoliberal antisocialista, mas é onde, a exemplo da China, há experiências criativas que demonstram certo dinamismo no mundo contemporâneo.
( ) Ressalta-se o princípio da igualdade como o critério central de qualquer sociedade verdadeiramente livre. Igualdade não no sentido de uniformidade, mas, ao contrário, a única autêntica diversidade.
A) 1, 2, e 3
B) 3, 2 e 1
C) 1, 3 e 2
D) 2, 3 e 1
E) 2, 1 e 3
___________________________________________
39. O mundo atual é uma realidade multiforme e complexa que tem inspirado muitos filósofos a debruçar-se sobre as questões que são colocadas às sociedades, com variedade de posições e criatividade, num leque de opções que pode assim definir-se:
A) Apesar de sua importância as questões ambientais não têm captado a atenção dos filósofos.
B) Em questões políticas a grande maioria dos filósofos atuais defende os regimes fortes e as ditaduras.
C) A globalização contribuiu para dar ao pensamento oriental, nomeadamente às doutrinas tradicionais indianas e chinesas, ascendência dominante sobre a filosofia ocidental.
D) No que se refere à Bioética todos os problemas morais devem ser decididos pelas ciências médicas sem recurso à filosofia.
E) As grandes "escolas" ou tendências doutrinárias do século XX, como neo-escolástica, existencialismo, e marxismo cederam lugar a outras tendências e teorias, mas não desapareceram.
___________________________________________
40. Segundo os princípios da ética: Direito à Vida, Liberdade e Consciência responsável, o fundamento primeiro para avaliar as práticas morais inerentes à vida em sociedade é a vida. O valor maior de tudo o que temos está no direito à vida digna, que deve ser respeitado incondicionalmente. Se partirmos desse princípio - a vida - podemos avaliar que as práticas do aborto, eutanásia, eugenia, tráfico de bebês e de órgãos humanos são práticas anti-éticas por que:
A) Vão contra a moral e os princípios cristãos;
B) Produzem a morte de pessoas inocentes e indefesas;
C) Ferem o princípio ético por excelência - do direito à vida digna para todos;
D) Causam graves problemas e injustiças sociais;
E) Alimentam a violência contra a sociedade, principalmente aos mais pobres. 



2. Sobre os Pré-socráticos, pode-se afirmar:
I. De acordo com Aristóteles, Tales de Mileto fora o primeiro filósofo. Muito reconhecido pelas acertadas previsões que fazia, Tales defendia a ideia da existência de um elemento primordial (arché), originário e fundante, uma "massa geradora" dos seres, contendo em si todos os elementos contrários, o apeíron.
II. Entre os Pré-socráticos não se deu uma ruptura definitiva com o mito e com o pensamento religioso, haja vista as contribuições de Pitágoras e Demócrito.
III. Também chamados de Filósofos da Natureza, os pré-socráticos buscaram respostas sobre a physis e a natureza humana, por isso este período da Filosofia é denominado Período Cosmológico.
IV. Ao afirmar que "o ser é" e "o não-ser não é", Parmênides está colocando em evidência aquilo que viria a ser a base do idealismo platônico.
V. Para Demócrito, "tudo que existe no universo nasce do acaso ou da necessidade". Demócrito fora contemporâneo de Sócrates e precursor da teoria atômica.
a) Somente II, IV e V são verdadeiras.
b) Somente III, IV e V são verdadeiras.
c) Somente IV e V são verdadeiras.
d) Somente II e V são verdadeiras.
e) Somente I, IV e V são verdadeiras.

3. Sobre a Filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar:
I. Dentre os principais biógrafos de Sócrates está Xenofonte, um dos seus discípulos mais imediatos.
II. "Antes de atuar na minha defesa [...] atuo na vossa". Em trecho do Fédon, Sócrates faz sua defesa diante das acusações que lhe foram imputadas, dentre outros, pela "roda de Ânito".
III. No Fédon, Sócrates, cercado por seus discípulos, antes de beber a cicuta, discorre acerca de temas relacionados à morte e ao destino da alma.
IV. A dialética socrática se desenvolve em dois momentos, passando da ironia à maiêutica.
V. Em Sócrates como em Hegel a dialética é um elemento primordial, muito embora, neste último, haja uma caracterização a partir dos seguintes termos: afirmação, negação e negação da negação.
a) Somente I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente III, IV e V são verdadeiras.
d) Somente I, III, IV e V são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

4. Sobre Platão, é CORRETO afirmar:
I. Na República, Platão associa o processo de iluminação à saída da caverna, tomando a figura de Sócrates como arquétipo do ideal filosófico.
II. No Emílio, Rousseau declara que o texto da República não se limita à condição de obra política, mas se trata "do mais belo tratado de educação que jamais se escreveu?, o que se deve ao seu caráter dialético e, sobretudo, ao protagonismo dos interlocutores de Sócrates no processo educativo.
III. Para Platão, o conhecimento referente ao mundo das ideias era o verdadeiro saber, o verdadeiro conhecimento (episteme), um conhecimento apenas contemplativo e superior ao conferido pela experiência.
IV. Ao afirmar que o conhecimento preexistia na alma humana, Platão estava afirmando que a todos os homens era possível vir a possuir os mesmos conhecimentos.
V. O fato de na entrada da Academia constar a seguinte máxima: "Que não entre quem não saiba geometria", endossa o idealismo platônico na medida em que coloca a matemática como um exemplo de conhecimento puramente intelectual e perfeito que prescinde da experiência.
a) Somente I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente I, II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente I, III e V são verdadeiras.
d) Somente I, II, III e V são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

5. Sobre Aristóteles, é CORRETO afirmar:
I. Dentro da metafísica aristotélica, a doutrina do ato-potência acha-se estreitamente vinculada à determinada concepção de causalidade, em que a causa é tudo que contribui para a realidade de um ser, distinguindo-se em: causa material, causa formal, causa final, causa eficiente.
II. Na Ética a Nicômaco, Aristóteles evoca o meio-termo como princípio de equilíbrio entre os extremos que necessariamente conduzem ao erro.
III. A indução aristotélica se diferencia da indução baconiana na medida em que esta última procura enfatizar não só a presença dos fenômenos, mas também a sua ausência e possível graduação.
IV. "Outros paralogismos nascem por não se haver dado uma definição do que é um silogismo e do que é um elenco, e porque algo escapou à respectiva definição." O trecho citado foi retirado da Política, em que Aristóteles discorre exaustivamente acerca de um método eficiente para refutar os sofistas.
V. Aristóteles retoma o problema do ser e tenta resolver a contradição entre o caráter estático e permanente do ser em oposição ao caráter de transitoriedade, suscitados respectivamente por Parmênides e Heráclito.
a) Somente I, II e V são verdadeiras.
b) Somente I, II e III são verdadeiras.
c) Somente I, II, III e V são verdadeiras.
d) Somente I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

7. Sobre Santo Agostinho, é CORRETO afirmar:
I. A originalidade do pensamento de Agostinho de Hipona fora bastante festejada a partir da Idade Moderna, haja vista sua grande contribuição à Reforma e na instituição do cogito cartesiano, e ainda na intuição da teoria da evolução e pré-concepção do que viria a ser o existencialismo do Século XX.
II. Na "Cidade de Deus", Agostinho discorre sobre a cidade dos homens, marcada pela corrupção do gênero humano; e a cidade de Deus, representada pela aliança com o povo hebreu.
III. Na Cidade de Deus, Agostinho firma um contraponto às acusações de que a decadência e iminente queda de Roma, em 476 d.C. estariam associadas à adesão oficial do império ao monoteísmo cristão, a partir de Constantino.
IV. A assertiva "crer para compreender" explicita a relação de dependência defendida por Agostinho entre Filosofia e Teologia, colocando aquela como tributária desta.
V. Para Agostinho, o conhecimento pode referir-se a coisas que não são provenientes dos sentidos, mas que, iluminadas pelo Deus cristão, podem ser percebidas pela mente humana.
a) Somente II e III são verdadeiras.
b) Somente I, II e V são verdadeiras.
c) Somente II, III, IV e V são verdadeiras.
d) Somente II e V são verdadeiras.
e) Nenhuma alternativa é verdadeira.

8. Sobre São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, é possível AFIRMAR que:
I. Ambos se apoiam no pensamento grego clássico, respectivamente Platão e Aristóteles, para dar um caráter filosófico e legitimar a doutrina cristã.
II. Dentre as provas da existência de Deus propostas por Tomás de Aquino, na Suma Teológica, é possível citar a do "primeiro motor" que, segundo o autor, seria Deus.
III. Durante a escolástica, o pensamento de Aristóteles passou a compor o chamado Princípio da Autoridade.
IV. O Problema do Mal perdurara como uma das principais inquietações da Filosofia Medieval e só fora devidamente respondido por Tomás de Aquino, na Suma Teológica, quando afirma que o mal é nada mais que ausência de bem.
V. Ao admitir que o governo é de origem divina, Aquino submete a vontade do povo à vontade do soberano e a vontade deste à da igreja, maior fonte de autoridade. Aquino ressalta, entretanto, que o governo não deve oprimir seus membros, agindo de forma tirânica, o que, segundo o doutor angélico, legitimaria o caso de uma rebelião ou guerra justa.
a) Somente II e III são verdadeiras.
b) Somente IV e V são verdadeiras.
c) Somente III e IV são verdadeiras.
d) Somente I, II, III e V são verdadeiras.
e) Somente a II é verdadeira.

9. A respeito das teses da segregação dos dois mundos e da incorruptibilidade dos corpos celestes, é CORRETO afirmar:
I. Ambas foram concebidas por Aristóteles e apropriadas pela Igreja, durante a Idade Média, passando a endossar a doutrina do pecado original.
II. Estão relacionadas à teoria da hierarquização dos seres, capturada por Aristóteles do pensamento de Heráclito.
III. Estão relacionadas, na medida em que partem da premissa de que o mundo sublunar é perfeito, enquanto que o terreno constitui-se como mundo das imperfeições.
IV. Foi Copérnico, usando o seu telescópio artesanal, que, após verificar a existência de crateras na lua, satélites em Júpiter e manchas no sol, pôde não só contrariar a tese da incorruptibilidade dos corpos celestes como também fortalecer a teoria heliocêntrica.
V. A teoria da gravitação universal seria impossível sem a unificação dos dois mundos empreendida por Nicolau Copérnico.
a) Nenhuma alternativa é verdadeira.
b) Somente I, II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente I, IV e V são verdadeiras.
d) Somente I é verdadeira.
e) Somente I e III são verdadeiras.

10. Sobre os fundamentos da Teoria do Conhecimento, é CORRETO afirmar que:
I. Para o Dogmatismo, não está colocada a questão da possibilidade do conhecimento, por entender que os objetos são dados; enquanto que, para o Ceticismo a possibilidade do conhecimento não se concretiza por não haver acesso ao objeto.
II. Kant afirma que Hume o acordara do sono dogmático por haver colocado em xeque o princípio da causalidade.
III. O criticismo introduz a ideia de um juízo sintético, a priori, universal e necessário, que amplia o conhecimento e é formulado independentemente da experiência empírica.
IV. A inacessibilidade da coisa-em-si está diretamente relacionada à revolução copernicana, empreendida por Kant, e que coloca a necessidade dos objetos se regularem pelos sujeitos e não o contrário.
V. No seu idealismo transcendental, Kant acaba por endossar o ceticismo na medida em que coloca a impossibilidade de penetrar a essência da coisa-em-si.
a) Somente I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente II, III e IV são verdadeiras.
c) Somente I, IV e IV são verdadeiras.
d) Somente I, II, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

11. Sobre a inauguração da Ciência Moderna, é possível afirmar que:
I. Seria impossível sem um conjunto de fatores sociais, políticos e econômicos, que, de forma sincronizada e gradual, atuaram e permitiram a implosão da cosmovisão aristotélico-tomista.
II. O Principio da Parcimônia, legado por Guilherme de Occam dá sustentação à fundamentação do método cartesiano, sobretudo quando consideramos o seu primeiro preceito, o da evidência.
III. O Discurso do Método foi uma obra que por pouco não fora escrita, tendo sido concretizada por ocasião da perseguição e inquérito sofrido por Galileu.
IV. No Discurso do Método, Descartes coloca o conhecimento a ser alcançado pelo método por ele proposto como um conhecimento superior e mais certo que todos os outros por ele nomeados: o filosófico, o científico e o teológico.
V. Na consecução do preceito cartesiano da análise: "Conduzir em ordem os pensamentos, começando pelos mais simples e mais fáceis de conhecer, a fim de ascender, pouco a pouco, por degraus, até o conhecimento dos mais compostos", reside a razão pela qual se dera um amplo desenvolvimento científico e pulverização da ciência.
a) Somente I, II e III são verdadeiras.
b) Somente I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente I, IV e V são verdadeiras.
d) Somente I, II, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

12. Sobre o ideal positivista de ciência e os padrões de cientificidade no mundo contemporâneo, é possível AFIRMAR:
I. O Positivismo sustenta-se num profundo ceticismo metafísico, ainda que a crença absoluta na ciência e a premissa de neutralidade científica não venham a comprometer o seu status determinista.
II. O ideal de progresso, apregoado por Auguste Comte, fora efetivamente concretizado, instaurando uma nova ordem social prognosticada pelos iluministas do Século XVIII e endossada pelos pensadores da Escola de Frankfurt.
III. Física quântica e física social configuram os dois lados de uma mesma moeda. Através da física quântica é possível explicar a complexidade e aleatoriedade do fenômeno social, contrariando, assim, os pressupostos fundamentais do positivismo lógico.
IV. Ciência normal pode ser entendida como um padrão normativo de racionalidade, regulado por parâmetros definidos pelo método cartesiano, sobretudo pelo preceito da evidência.
V. É possível afirmar que o determinismo biológico está para o cientificismo, assim como a física newtoniana está para a teoria da complexidade.
a) Nenhuma alternativa é verdadeira.
b) Somente I é verdadeira.
c) Somente I e IV são verdadeiras.
d) Somente IV é verdadeira.
e) Somente I, III e IV são verdadeiras.

13. Em relação à Epistemologia, é CORRETO afirmar:
I. São três as principais concepções de ciência: a racionalista, que toma o modelo de objetividade da matemática; o empirista, apoiado no modelo de objetividade da medicina grega e da história natural; e o construtivista, baseado num modelo de objetividade aproximativa, cujo exemplo mais adequado seria o verificacionismo.
II. O advento da relatividade e dos fenômenos quânticos coloca por terra o ideal de ciência, modelo atribuído à física clássica.
III. De acordo com a Teoria Crítica, na medida em que a razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso ao conhecimento para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração.
IV. Os conceitos de "corte epistemológico" e "paradigma", respectivamente, radicados em Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, endossam a tese da descontinuidade da ciência.
V. O falsificacionismo popperiano está diretamente ligado à noção de demarcação científica e à noção de que todo conhecimento científico, para ser verdadeiro, deve ser passível de prévia falsificação.
a) Somente II e IV são verdadeiras.
b) Somente I, II, III são verdadeiras.
c) Somente II, III e IV são verdadeiras.
d) Somente II, III, IV e V são verdadeiras.
e) Somente III e IV são verdadeiras.

14. Sobre ética e alteridade, é CORRETO afirmar:
I. A Ética da Razão Comunicativa, proposta por Karl Otto Apel, se baseia em três regras básicas: a regra da inclusão, a regra da participação e a regra da comunicação livre de violência e coação.
II. O pensamento de Lévinas parte da ideia de que a Ética e a Ontologia, ambas, reciprocamente, constituiriam a Filosofia primeira.
III. Para Lévinas, a ética se configura como uma relação Eu-Outro, em que o elemento que constitui a definição do sujeito ético é constituído pelo Outro e não pelo Eu.
IV. De acordo Enrique Dussel, a Educação se constitui numa dimensão imprescindível para que a humanidade transforme em realidade as suas aspirações éticas concernentes à autonomia, respeito à vulnerabilidade, à dignidade humana e equidade que se traduzem em justiça social.
V. Para Dussel, a ética prática fundamenta-se na visão da pedagogia freiriana, no sentido de que, para Freire, a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica só é possível se for levada em conta a dimensão ética, a ética de mercado situada dentro de uma ética universal mais ampla.
a) Somente I e II são verdadeiras.
b) Somente I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente III e IV são verdadeiras.
d) Somente I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

15. Sobre Ética e Bioética, podemos AFIRMAR que:
I. A bioética tem origem nas implicações éticas e nos desafios da prática médico-biológica, de onde procura estabelecer conexões com outros campos do saber, como a filosofia, a ciência e também a religião.
II. Com o texto "Bioética: a ciência da sobrevivência", Van Rensselaer Potter inaugura uma nova frente de discussões no campo da ética trazendo à baila uma ética, para a vida selvagem, uma ética urbana, uma ética de populações, uma ética do consumo, uma ética internacional, enfim, uma bioética.
III. Equipolência, não maleficência, beneficência, heteronomia, socialidade, subsidiaridade são conceitos fundamentais em bioética.
IV. O Princípio da responsabilidade de Hans Jonas vai além do imperativo categórico kantiano na medida em que, efetivamente, eleva a ética a um patamar de ulteriorioridade.
V. Diferentemente de Platão, a ética de Jonas não está preocupada com a eternidade, mas com o tempo vindouro, incluindo não só o gênero humano, mas também a vida num sentido mais amplo.
a) Somente II, III, IV e V são verdadeiras.
b) Somente I, II e V são verdadeiras.
c) Somente I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.

16. "O conhecimento metafísico deve simplesmente conter juízos a priori; exige-o a peculiaridade das suas fontes. Ora, seja qual for a origem dos juízos ou a natureza da sua forma lógica, existe neles, quanto ao conteúdo, uma diferença em virtude da qual são ou simplesmente explicativas, sem nada acrescentar ao conteúdo do conhecimento, ou extensivos, aumentando o conhecimento dado..."
(KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1987, p. 24.)
Sobre as teses kantianas, identifique se as afirmações abaixo são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
I. Embora não de modo tão claro e com consciência uniforme, os juízos sintéticos nada dizem no predicado que não esteja já pensado realmente no conceito do sujeito.
II. Quando digo: todos os corpos são extensos, alarguei minimamente o meu conceito de corpo, porque a extensão não estava pensada realmente no conceito já antes do juízo.
III. Quando digo: alguns corpos são pesados, a proposição contém no predicado alguma coisa que não está verdadeiramente pensada no conceito geral de corpo, pois aumenta o meu conhecimento, ao acrescentar algo ao meu conceito; portanto deve chamar-se juízo sintético.
IV. Os juízos empíricos são sempre juízos sintéticos.
V. Os juízos matemáticos são todos juízos sintéticos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas que são VERDADEIRAS.
a) I, II e III
b) I, III e V
c) II e V
d) I, II e IV
e) III, IV e V

17. "Na metafísica, cumpre-se a meditação sobre a essência do ente e uma decisão sobre a essência da verdade. A metafísica funda uma era, na medida em que, através de uma determinada interpretação do ente e através de uma determinada concepção da verdade, lhe dá o fundamento de sua figura essencial. Este fundamento domina por completo todos os fenômenos que distinguem essa era."
(HEIDEGGER, Martin. O tempo da imagem de mundo. In: Caminhos de floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002, p. 97.)
Sobre a Metafísica e sua História, é correto afirmar que:
I. A História da Metafísica pode ser dividida em três grandes períodos: o período que vai de Platão e Aristóteles (século IV e III a.C.) até David Hume (século XVIII d.C.); período que vai de Kant (século XVIII) até a fenomenologia de Husserl (século XX); e a ontologia contemporânea, dos anos 20 aos anos 70 de nosso século.
II. Para Aristóteles, as causas primeiras explicam o que a essência é e também a origem e o movimento da existência de uma essência. As causas primeiras nos dizem para que é, por que é, como é e o que é uma essência.
III. A tarefa da metafísica cristã foi a de criar o fundamento metafísico para a libertação do homem, libertação para a liberdade enquanto auto-determinação certa de si mesma.
IV. René Descartes, numa figura clássica, falando da árvore do conhecimento, dizia que as raízes são a física; o tronco, a física matemática; e os ramos que saem do tronco, todas as outras ciências, modeladas segundo o padrão da metafísica.
V. Para Heidegger, o fim da Filosofia é o "fim" da Filosofia enquanto metafísica. Afinal, para este pensador, a metafísica atingiu suas "possibilidades supremas" dissolvendo-se no surto cada vez mais crescente das ciências que esvaziam a problemática filosófica. Já para Wittgenstein, o fim da Filosofia se daria mediante seu "desaparecimento", uma vez cumprida sua unica função: realizar a terapia da linguagem.
Assinale a alternativa que possui as afirmações VERDADEIRAS.
a) III, IV e V
b) Todas são verdadeiras
c) II, III e IV
d) I, II, e V
e) I, III, IV

18. "Há uma "prova ontológica" proveniente, não do cogito reflexivo, mas do ser pré-reflexivo do percipiens. (...) Toda consciência é consciência de alguma coisa. Esta definição pode ser entendida em dois sentidos bem diferentes: ou a consciência é constitutiva do ser de seu objeto, ou então a consciência, em sua natureza mais profunda, é relação a um ser transcendente."
(SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 32.)
Identifique o que for correto:
I. A metafísica contemporânea é também denominada de ontologia.
II. Para o filósofo Martin Heidegger, ontologia e fenomenologia não são duas disciplinas diferentes da filosofia ao lado de outras. Afinal, ambas caracterizam a própria filosofia em seu objeto e em seu modo de tratar.
III. A ontologia contemporânea se caracteriza por vislumbrar uma interpretação racional da lógica da realidade, descrevendo as estruturas do mundo e as do nosso pensamento.
IV. Para o existencialismo de Jean-Paul Sartre a existência precede a essência, e isso quer dizer que o homem primeiro existe, descobre-se, surge no mundo; só depois se define; só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.
V. O postulado fundamental da fenomenologia é a noção de intencionalidade, em que se considera que toda consciência é intencional, isto é, tende para algo fora de si. Destarte, não há consciência pura, separada do mundo, mas toda consciência tende para o mundo.
Assinale a alternativa que possui as afirmações que são CORRETAS.
a) III, IV e V
b) I, III, IV e V
c) I, II e III
d) I, II, III, IV e V
e) II, III, IV

19. "Uma teoria deontológica que explica as normas gerais não pode admitir a prioridade normativa de nenhum propósito particular sobre tais normas, uma vez que a busca desse telos - por mais elevado que seja - exige uma contemporização entre um raciocínio normativo e um raciocínio de prudência. Penso que esse problema clássico da ética da revolução não pode ser resolvido no âmbito da teoria da moral. Pode, porém, ser difundido na estrutura mesma de um Estado constitucional em que o reformismo democrático é institucionalizado como parte normal da política. Os cidadãos podem então encarar a constituição como o projeto coletivo da realização cada vez mais ampla de um sistema já estabelecido de direitos básicos. Os cidadãos que se dedicam à realização desse projeto conjunto podem, com coerência, promover a melhoria das condições de acesso à política deliberativa e participação nesta, ao mesmo tempo que podem racionalmente esperar que as normas sejam devidamente respeitadas."
(HABERMAS, Jurgen. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp. 26-7.)
A partir do texto e de seus conhecimentos, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas:
I. A ética do discurso se fundamenta na razão reflexiva.
II. Habermas admite, juntamente com Rawls, Tugendhat e Apel, que as questões prático-morais podem ser
decididas com base em razões, uma vez que os juízos morais podem ser fundamentados.
III. A ética do discurso ou comunicativa é um fenômeno especificamente alemão, do fim dos anos 60 e dos anos 70.
IV. No entender de Habermas, a validade das normas não depende do consenso buscado pelo grupo, mas da razão abstrata.
V. A ética do discurso se fundamenta no monólogo que o sujeito faz consigo próprio.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as proposições são falsas.
b) Apenas a proposição II é falsa.
c) Apenas a proposição III é falsa.
d) Apenas a proposição IV é verdadeira.
e) As proposições II e III são verdadeiras.

20. "Os problemas éticos caracterizam-se pela sua generalidade e isto os distingue dos problemas morais da vida cotidiana, que são os que se nos apresentam nas situações concretas."
(VÁSQUEZ, Adolfo. Ética. 24.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 19.)
A partir de seus conhecimentos sobre a Ética e Moral, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas.
I. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
II. A ética é o conjunto de regras de conduta assumidas pelos indivíduos de um determinado grupo social com a finalidade de estruturar e organizar as relações interpessoais.
III. O legado socrático consiste na idéia de que o objeto da vida humana é a virtude, meio único de alcançar a felicidade. Toda virtude consiste essencialmente em subordinar o corpo à alma, os sentidos à razão, o particular ao geral.
IV. A ética de Platão - como a de Aristóteles - se relaciona intimamente com a sua filosofia política, porque para ele a polis é o terreno próprio da vida moral, afinal a comunidade social e política é o meio necessário da moral.
V. Sócrates tem o mérito de haver proclamado a existência da lei natural, contrariamente aos sofistas, que confundiam a moral com as leis positivas e que não davam à justiça outra origem senão a que vem dos arbitrários decretos dos legisladores.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas a afirmativa I é falsa
b) Apenas a afirmativa II é falsa
c) Apenas a afirmativa III é falsa
d) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras
e) Nenhuma afirmativa é falsa

21. "A regra da faculdade de julgar sob as leis da razão pura prática é esta: interroga-te a ti mesmo se a ação que projetas, no caso de ela ter de acontecer segundo uma lei da natureza de que tu próprio farias parte, a poderias ainda considerar como possível mediante a tua vontade. Na realidade, é segundo esta regra que cada um julga se as ações são moralmente boas ou más."
(KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 1989, p. 83.)
A partir do texto e dos seus conhecimentos, avalie se as sentenças abaixo são verdadeiras ou falsas.
I. Para Kant, a ação moral não é autônoma, pois o ser humano não é capaz de se determinar conforme leis que a própria razão estabelece.
II. O imperativo categórico proíbe os atos que podem ser universalizados.
III. O imperativo categórico é condicionado às circunstâncias e, portanto, é relativo.
IV. O imperativo hipotético exprime-se numa fórmula geral: age em conformidade apenas com a máxima que possas querer que se torne uma lei universal.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as proposições são falsas.
b) Apenas a proposição II é falsa.
c) Apenas a proposição III é falsa.
d) Apenas a proposição IV é falsa.
e) As proposições II, III e IV são falsas.

22. "A história dos esforços humanos para subjugar a natureza é também a história da subjugação do homem pelo homem."
(HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976, p. 116.)
Sobre a técnica e suas implicações, é correto afirmar:
I. Tecnocracia significa o poder dos técnicos e da técnica numa organização social. Ora, numa civilização cientificista e tecnicista, a palavra final é sempre dada pela autoridade do especialista, pelo "técnico competente".
II. O desenvolvimento técnico e científico é a expressão do idealismo platônico, que culmina no Iluminismo do século XVIII.
III. Diferentemente da Idade Moderna, em que a busca é um saber ativo, ou seja, um conhecimento capaz de atuar sobre o mundo para transformá-lo, na Antiguidade e na Idade Média o saber era contemplativo, isto é, voltado para a compreensão desinteressada da realidade.
IV. O trabalho alienado se configura a partir de uma inversão: o que é inerte passa a "ter vida" e o que é vivo se transforma em "coisa".
V. Marx, em O Capital, mostra a técnica, ou seja, a moderna práxis do homem no ímpeto de transformar tudo que lhe é dado.
Assinale a alternativa que possui as afirmações VERDADEIRAS.
a) III, IV e V
b) II, IV e V
c) II, III e IV
d) I, II, IV
e) I, III, IV e V

23. "O método científico, que levava sempre a uma dominação cada vez mais eficaz da natureza, proporcionou depois também os conceitos puros e os instrumentos para uma dominação cada vez mais eficiente do homem sobre os homens, através da dominação da natureza... Hoje, a dominação eterniza-se e amplia-se não só mediante a tecnologia, mas como tecnologia; e esta proporciona a grande legitimação ao poder político expansivo, que assume em si todas as esferas da cultura. Neste universo, a tecnologia proporciona igualmente a grande racionalização da falta de liberdade do homem e demonstra a impossibilidade "técnica" de ser autônomo, de determinar pessoalmente a sua vida. Com efeito, esta falta de liberdade não surge nem irracional nem como política, mas antes como sujeição ao aparelho técnico que amplia a comodidade da vida e intensifica a produtividade do trabalho."
(HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como "ideologia". Lisboa: Edições 70, 1987, p. 49.)
Sobre a Técnica e as concepções dos filósofos, é correto afirmar que:
I. Segundo Habermas, a técnica deve ser vista no contexto do trabalho e este em relação com a interação. Com uma interação entendida de modo mais completo que o modelo técnico, instrumental ou de meios ordenados a um fim, que é como se quer ver hoje e que é o modelo próprio do trabalho.
II. Em O homem e a técnica, Oswald Spengler orienta que o caminho para compreender o essencial da técnica é não se esquecer a verdadeira finalidade da técnica: a concepção de utensílios e máquinas.
III. Na vida do homem, a técnica é uma presença ubíqua, submergente, avassaladora, não se limitando apenas à produção e emprego dos recursos para a subsistência material da vida, mas atinge a cada uma das ações humanas. Nessa linha de pensamento se insere a visão tanto de Oswald Spengler como de Ortega y Gasset.
IV. Ortega y Gasset distingue três estágios na evolução histórica da técnica: a) a técnica do acaso; b) a técnica do artesão; c) a técnica do técnico.
V. Concebe Oswald Spengler que a técnica é a tática da vida inteira. A técnica não se interpreta em função do instrumento, do utensílio. Não se trata da fabricação das coisas, mas sim do seu uso; não são as armas que contam, mas sim a luta.
Assinale a alternativa que possui as afirmações VERDADEIRAS.
a) III, IV e V
b) II, III, IV e V
c) II, III e IV

24. "Não existe uma "Técnica" por trás da técnica, nem "Sistema técnico" sob o movimento da indústria, mas apenas indivíduos concretos situáveis e datáveis. Também não existe um "Cálculo", uma "Metafísica", uma "Racionalidade ocidental", nem mesmo um "Método" que possa explicar a crescente importância das ciências e das técnicas na vida coletiva. Estas vagas entidades trans-históricas, estes pseudo-atores na realidade são desprovidos de qualquer eficácia e não apresentam simetricamente qualquer ponto de contato para a mínima ação real."
(LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993, p. 12.)
I. Com o conceito de "racionalização", Max Weber tentou apreender as repercussões do progresso técnicocientífico no enquadramento institucional das sociedades que se englobam na modernização. Weber se refere à organização da vida econômica e social de acordo com os princípios de eficiência e na base do conhecimento técnico.
II. De acordo com Martin Heidegger, a técnica de máquinas é o rebento mais visível da essência da técnica moderna, a qual é idêntica à essência da metafísica moderna.
III. Heidegger vincula a técnica à metafísica e entende esta como a história do esquecimento do ser, sendo a técnica, portanto, uma abertura para se pensar o caráter planetário do acabamento da metafísica e de seu domínio.
IV. Em sua empreitada sobre a questão da técnica, Heidegger se deteve apenas à determinação antropológica e instrumental da técnica.
V. Consoante a meditação heideggeriana, a metafísica ocidental se instaura com a abertura de uma história caracterizada pelo esforço em definir e controlar o ser por meio da razão e do pensamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas a proposição II é falsa.
c) Apenas a proposição III é falsa.
d) Apenas a proposição IV é falsa.
e) As proposições II, III e IV são verdadeiras.

25. "O humanismo renascentista encontra-se estreitamente ligado a uma exigência de renovação política. Pretende-se renovar no homem, não apenas a sua individualidade, mas também a sua vida em sociedade; por esse motivo, empreende-se uma análise da comunidade política, com o fim de lhe descobrir o fundamento e de reportar a este as formas históricas daquela."
(ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. 3.ed. Lisboa: Editorial Presença, 1984, p. 55.)
Sobre Maquiavel, é correto afirmar:
I. Objetividade histórica e realismo político constituem as características da obra de Maquiavel, o qual, por um lado, se volta para a história, procurando encará-la na sua objetividade, no seu fundamento permanente, e, por outro, observa a realidade política que o rodeia e a vida social na sua efetivação de fato.
II. A tarefa política, de acordo com Maquiavel, justifica-se por si, pela exigência que lhe é inerente de reconduzir os homens a uma forma de convivência ordenada e livre e encontra os seus limites na possibilidade de êxito dos meios empregados.
III. Maquiavel, apesar de ser o responsável pela autonomia da ciência política, não se desligou das preocupações predominantemente filosóficas da política normativa dos gregos nem se desvinculou da moral cristã.
IV. O ethos político e o ethos moral não são diferentes, pois o que é imoral do ponto de vista da ética privada também o é no público e no político.
V. O político não deve afastar-se do bem; deve, porém, saber usar do mal quando necessário.
A alternativa que possui as afirmações INCORRETAS é:
a) III e IV
b) II e III
c) II, III e V
d) I e IV
e) I, II e V

26. "Em sentido muito amplo, o Contratualismo compreende todas aquelas teorias políticas que vêem a origem da sociedade e o fundamento do poder político (chamado, quando em quando, potestas, imperium, Governo, soberania, Estado) num contrato, isto é, num acordo tácito ou expresso entre a maioria dos indivíduos, acordo que assinalaria o fim do estado natural e o início do estado social e político."
(MATTEUCCI, Nicola. Contratualismo. In: BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. 5.ed. Brasília: Edunb, 2000, p. 272. (v.I))
I. As teorias contratualistas enfatizam o caráter não-racional e religioso da origem do poder.
II. De acordo com Jean-Jacques Rousseau, sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz. Só se cada homem submeter a sua vontade a um único homem ou a uma única assembléia e se obrigar a não resistir ao indivíduo ou à assembléia a que se submeteu se obterá uma defesa estável da paz e dos pactos de reciprocidade em que ela consiste.
III. Para John Locke, o soberano é o povo, entendido como corpo político de cidadãos e pessoa moral coletiva. Destarte, o governante não é o soberano, mas o representante da soberania popular.
IV. Hobbes declarou que o Estado viola o contrato social com as pessoas quando age com tirania. Cidadãos podem, então, considerar como seu dever derrubar o Estado.
V. No entender de Rousseau, se for genuíno e não baseado em mentiras e opressão, o contrato social não é um mero protetor externo da liberdade negativa, mas a expressão real da vontade racional de toda a comunidade - a Vontade Geral.
Assinale a alternativa que possui as afirmações que são FALSAS.
a) I, II, III e IV
b) II e IV
c) II, III e IV
d) II, IV e V
e) I e III

27. Sobre a Lógica Dialética, é correto afirmar:
I. A diferença entre Marx e Hegel se dá no fato de que para o autor da Fenomenologia do Espírito é o pensamento que cria a realidade, sendo esta a manifestação exterior da Ideia. Ao passo que o autor do Capital admite, como o dado primeiro, o mundo material, e a contradição surge entre os indivíduos reais, em condições sociais e históricas reais.
II. As três leis da dialética são: a) Lei da passagem da quantidade à qualidade; b) Lei da interpenetração dos contrários; c) Lei da negação da negação.
III. A realidade é essencialmente processo, mudança, devir; eis o princípio de contradição da lógica dialética.
IV. A negação interna é aquela na qual um ser é a supressão de seu outro, de seu negativo, por exemplo: não tenho uma árvore que virou  



QUESTÕES ESPECÍFICAS-OBJETIVAS

11 O mito grego é uma narrativa sobre a origem das coisas, fundamentando a ordem do mundo segundo as leis, relações e feitos dos deuses. Sobre o mito, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A genealogia é o modo pelo qual o mito narra a geração dos deuses, das coisas, das qualidades, por outros seres que são seus pais ou antepassados.
B) O mito narra acontecimentos na terra como consequência de alianças e rivalidades entre deuses, a exemplo da Guerra de Troia.
C) O mito narra a origem das coisas no mundo encontrando recompensas e castigos que os deuses dão aos que os obedecem, ou desobedecem, a exemplo do mito de Prometeu.
D) Os mitos são cosmologias e teologias, na medida que explicam o surgimento das coisas e dos deuses.
E) Os mitos são cosmogonias e teogonias, na medida que explicam o surgimento das coisas e dos deuses.

12 Sobre os Pré-Socráticos, associe as ideias/feitos expressos nas máximas abaixo a seus respectivos pensadores:
(1) O estado inicial de todas as coisas tem de ser indeterminado, ou seja, não se identifica com nenhum outro elemento já descoberto.
(2) Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol.
(3) O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário.
(4) O ser é uno, contínuo, único e eterno; sem princípio nem fim.
(5) Foi o primeiro a conceber a água como substrato e força geradora de tudo.
( ) Parmênides de Eleia.
( ) Tales de Mileto.
( ) Anaximandro de Mileto.
( ) Anaxímenes de Mileto.
( ) Heráclito de Éfeso.
A sequência numérica, de cima para baixo, que contém a associação correta é:
A) 4, 5, 1, 2, 3
B) 4, 5, 3, 2, 1
C) 5, 4, 1, 2, 3
D) 1, 2, 3, 4, 5
E) 5, 4, 3, 2, 1

13 Leia o texto abaixo.
"São, pois, os sofistas que irão consumar a inflexão antropológica da filosofia grega. A própria designação sophistês, que engloba o saber teórico e as habilidades práticas, revela que o homem e suas capacidades passam a ser o objeto principal da filosofia. Algumas das ideias diretrizes que irão constituir uma constelação conceptual permanente na concepção ocidental do homem são formuladas pela primeira vez claramente no contexto da ilustração sofística ateniense" (LIMA VAZ, H. C. Antropologia filosófica. Volume I. Edições Loyola, 2010).
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que NÃO convém à antropologia sofística:
A) O conceito de natureza humana (anthropinê physis) com seus predicados próprios e com as exigências que lhes são essenciais;
B) A oposição entre a convenção (nómos) e a natureza (physis) na organização da cidade e nas normas de agir individual, dando origem às primeiras teorias do convencionalismo jurídico.
C) A concepção de um desenvolvimento progressivo da cultura, de Mênon.
D) A análise do homem como ser de necessidade e carência, ao qual compete suprir com a cultura o que lhe é negado pela natureza.
E) A ideia fundamental de homem como zoon logikón, ou seja, dotado de palavra e discurso capaz de demonstrar e persuadir.

14 "A educação para a mulher, para ser guardiã, não será uma para preparar os homens, e outra para as mulheres, sobretudo porque toma a seu cargo uma natureza idêntica."
O fragmento acima foi extraído de uma obra filosófica onde se percebe a reflexão sobre o lugar e o papel da mulher na sociedade e sobre a educação que lhe é conveniente, deixando transparecer suposta defesa do igualitarismo entre homens e mulheres ao apontar uma mesma educação para ambos os sexos. Trata-se de fragmento da obra:
A) Contribuição para a explicação do Imperialismo, de Rosa de Luxemburgo.
B) Segundo sexo, de Simone de Beauvoir.
C) A República, de Platão.
D) A condição humana, de Hannah Arendt.
E) Microfísica do poder, de Michael Foucalt.

15 "Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-nos ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtudes." (Aristóteles, Ethica Nicomacheia, 1103b 11).
Das alternativas abaixo, NÃO correspondem à doutrina aristotélica da virtude:
A) Como hábitos, as virtudes são modos constantes de agir que se adquirem pelo exercício, não sendo, assim, inatas.
B) Sendo a política superior à ética, é em A Política de Aristóteles que encontraremos a síntese das virtudes que constituem a arete, "a virtude ou excelência ética".
C) As virtudes intelectuais ou dianoéticas operam na parte racional do homem, isto é, na razão.
D) As virtudes práticas ou éticas operam na parte irracional do homem, nas suas paixões ou apetites, guiadas racionalmente.
E) A virtude se define como meio termo ou justa medida entre os extremos da falta e do excesso, sendo a virtude da coragem o justo meio entre os extremos da temeridade e da covardia.

16 "Nosso método [...] Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, o labor da mente, calcado muito de perto sobre aqueles, abrindo e promovendo, assim, a nova e certa via da mente, que, de resto, provém das próprias percepções sensíveis".
Assinale o método ao qual o excerto acima faz menção:
A) Experimental.
B) Dúvida hiperbólica.
C) Fenomenológico.
D) Materialismo dialético.
E) Dialético.

17 No ( ), encontra-se a tese de que, em última análise, a origem fundamental do conhecimento está na experiência sensível.
A lacuna pode ser corretamente preenchida com o termo:
A) romantismo.
B) idealismo.
C) empirismo.
D) positivismo.
D) racionalismo.

18 "Através dos princípios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinação do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistência" (BOBBIO, Noberto. Direito e Estado no pensamento de Kant. UNB, 1984).
A citação acima aponta algumas diretrizes fundamentais do Estado:
A) Liberal.
B) Anarquista.
C) Comunista.
D) Absolutista.
E) Nazista.

19 Leia o texto abaixo, que trata do conceito ético de responsabilidade:
"[...] devo ser considerado responsável por algo que não fiz, e a razão para a minha responsabilidade deve ser o fato de que eu pertenço a um grupo (um coletivo), o que nenhum ato voluntário meu pode dissolver [...] somos sempre considerados responsáveis pelos pecados de nossos pais, assim como colhemos as recompensas de seus méritos". (ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 216-217).
Assinale a alternativa que pode ser considerada INCORRETA enquanto interpretação do excerto acima:
A) Hannah Arendt adere à perspectiva moderna de uma ética da responsabilidade individual e inalienável.
B) A experiência totalitária do nazismo deve ser encarada como responsabilidade de todos, não cabendo às gerações posteriores se eximirem da responsabilidade pelo mundo, cabendo a todos o papel de salvaguardar o mundo dos terrores totalitários, mesmo que não tenham nenhuma culpa (afinal nem eram nascidos) por tais crimes contra a humanidade.
C) No momento em que o candidato que responde a esta prova assinala uma alternativa, há na mesma cidade uma criança sofrendo maus-tratos de um pai violento. O candidato não tem nenhuma culpa da dor dessa criança, mas deve assumir sua co-responsabilidade por esse acontecimento.
D) A responsabilidade é coletiva, enquanto a culpa é individual.
E) A liberdade não pode estar à margem da responsabilidade, pois se nenhum ato voluntário pode dissolver o pertencimento de um indivíduo ao grupo, a responsabilidade passa a ser condição da ação livre.

20 O Falsificacionismo é uma corrente de pensamento representada por:
A) Imre Lakatos.
B) Karl Popper.
C) Thomas Kuhn.
D) René Descartes.
E) David Hume.

21 "A autonomia das obras de arte, que, é verdade, quase nunca existiu de forma pura, vê-se no limite abolida pela indústria cultural". A expressão "indústria cultural", usada para denunciar a arte e a cultura produzidas para a mistificação ideológica das massas, foi cunhada pelos seguintes filósofos:
A) Deleuze e Guattari.
B) Adorno e Horkheimer.
C) Marx e Engels.
D) Sartre e Beauvoir.
E) Althusser e Gramsci.

Observe os itens abaixo e responda as questões 22 e 23.
I Retrata a figura de um lugar, objeto ou pessoa de forma que possa ser identificado, reconhecido.
II Utiliza-se somente de formas , cores ou superfícies, sem retratar nenhuma figura. Pode ser geométrica ou informal.
III Produzida a partir da segunda metade do século XIX e que deixa em segundo plano o assunto da obra para preocupar-se com as questões da forma e da linguagem artística.
IV Produção artística situada desde a segunda metade do século XX, compreendendo uma pluralidade de manifestações dentro das mais diversas correntes estéticas.
V Constituída por aqueles que estão à frente de seu tempo, que fazem experimentações com as linguagens artísticas, tentando encontrar, através de suas obras, respostas para questões levantadas pela cultura contemporânea.

22 Dos itens acima listados, marque aqueles que refletem, respectivamente, a arte abstrata e arte figurativa:
A) I e III.
B) II e I.
C) V e II.
D) III e IV.
E) IV e I.

23 Assinale o item que representa a arte de vanguarda:
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V

Observe o enunciado que segue e responda as questões de número 24 e 25:
"Sabemos que Hobbes é um contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, entre o século XVI e o XVIII (basicamente), afirmaram que a origem do Estado e/ou a da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização - que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de convívio social e de subordinação política." (WEFFORT, Francisco (org.). Os clássicos da política, 13ª ed., S. Paulo: Ática, 2004)

24 Assinale a alternativa que NÃO condiz com o pensamento de Hobbes sobre o estado de natureza, ou seja, sobre o estágio da humanidade em que "os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização":
A) Em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem".
B) Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta.
C) Quanto à força corporal, o mais fraco tem força suficiente para matar o mais forte, quer por secreta maquinação, quer aliando-se com outros que se encontrem ameaçados pelo mesmo perigo.
D) A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.
E) A natureza fez os homens tão desiguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, de forma que, quanto a força corporal, o mais fraco nunca tem força suficiente para matar o mais forte.

25 Sobre o contratualismo em Hobbes é INCORRETO afirmar:
A) Hobbes propõe o contrato sui generis que deve ser firmado apenas por aqueles que vão se tornar súditos.
B) Aqueles que estão submetidos a um monarca não podem, sem licença deste, renunciar à monarquia.
C) As ideias do contratualismo em Hobbes estão presentes, principalmente, no livro Leviatã.
D) Hobbes defende o contrato de submissão que deve ser firmado entre "a sociedade" e "príncipe" para instituir e manter o poder político do governante, residindo aqui a ideia de absolutismo.
E) Se a maioria, por voto de consentimento, escolher um soberano, os que tiverem discordado devem passar a consentir juntamente com os restantes ou então serem justamente destruídos por estes.

26 "O pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa de educação. [...] Para os pensadores positivistas, a liberação social e política passava pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sob o controle das elites. (GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1997).
São representantes do pensamento positivista:
A) Émile Durkheim, Augusto Comte e Michel de Montaigne.
B) Johann Pestalozzi, Émile Durkheim e Augusto Comte.
C) Augusto Comte, Herbert Spencer e Émile Durkheim.
D) Émile Durkheim, John Dewey e Augusto Comte.
E) Augusto Comte, Maria Montessori e John Dewey.

27 "O anarquismo é aquele movimento político e social que - mais do que qualquer outro - foi atravessado por duas instâncias diferentes, ao máximo, antitéticas. A primeira é aquela revolucionária, a segunda, educacionista. A profunda diferença que existe entre as duas é bem representada pelo dilema implícito colocado por Carlo Pisacane, quando afirmou que a propaganda da ideia é uma ilusão, a educação do povo é um absurdo. As ideias resultam dos fatos, não estes daquelas, e o povo não será livre quando for educado, mas será educado quando for livre." (CODELLO, Francesco. "A boa educação": experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Gowin a Neil. Vol. 1; trad. Sile Cardoso. São Paulo: Imaginário/Ícone, 2007).
Sobre o Anarquismo é INCORRETO afirmar:
A) O pensamento filosófico de Johan Kaspar Schimidt, conhecido pelo pseudônimo de Max Stirner e considerado um dos precursores do anarquismo, é caracterizado pela recusa declarada de toda a filosofia antiga e moderna, a qual é acusada de sujeitar o homem em vez de libertá-lo.
B) É de autoria do anarquista Pierre-Joseph Proudhon a seguinte frase: "Quanto mais o homem é ignorante, maior é sua obediência, e mais absoluta é a confiança em seu direcionamento".
C) Pierre-Joseph Proudhon descreve a "Anarquia" como sendo "uma forma de governo ou constituição, na qual a consciência pública e privada, formada pelo desenvolvimento da ciência e do direito, é por si só suficiente para a manutenção da ordem e para a garantia de todas as liberdades".
D) Considerado um dos principais representantes do Anarquismo, pensador Michail Bakunin escreve, em "A ciência e a questão vital da revolução" , que "o Estado não abre as portas às massas de modo que se formem por meio da ciência livre, viva e redentora, mas é disponível apenas para difundir um tipo de ciência sofisticada cujo escopo é aquele de introduzir no povo um sistema de falsas noções e concepções".
E) O anarquista Michail Bakunin atribui grande importância à educação no processo de transformação social. Como primeiro revolucionário a assumir o controle de um Ministério da Educação, destacando sua experiência no governo do estadista russo Vladimir Lênin, após a revolução de 1917, pôde experimentar na prática a implantação das ideias do Anarquismo na Educação, embora por pouco tempo, pois logo romperia com Lênin.

28 Leia atentamente o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e responda a questão abaixo.
"Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:
I destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania;
II adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;
III será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
§ 1º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:
I domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;
II conhecimento das formas contemporâneas de linguagem;
III domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania" [destaque nosso].
Considerando o artigo da LDB citado acima, assinale a alternativa que pode ser considerada INCORRETA no que concerne a filosofia no ensino médio.
A) A filosofia e a sociologia são pensadas pelo legislador tão somente como reflexo dos conteúdos, das metodologias e das formas de avaliação.
B) A filosofia não é tratada como diretriz para a estruturação do currículo.
C) A lei não dá aos conhecimentos de filosofia e sociologia tratamento disciplinar e, por isso mesmo, não é obrigatória.
D) Os conhecimentos de filosofia e sociologia são tidos como necessários ao exercício da cidadania.
E) Serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.

29 Silvio Gallo, em seu texto "A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade" (In: SILVEIRA; GOTO (orgs.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007), propõe, à luz da concepção de Deleuze e Guattari, uma estratégia de ensino de filosofia que ele chama de oficina de conceitos. Ela estrutura a aula de filosofia em quatro partes, que objetiva levar o estudante de ensino médio à iniciarse na experiência filosófica de criação de conceitos, sem perder a referência na história da filosofia. Dos enunciados abaixo marque aquele que NÃO corresponde às etapas da oficina de conceitos de Silvio Gallo.
A) Sensibilização: Consiste em chamar a atenção para o tema de trabalho, criar uma empatia com ele, isto é, fazer com que o tema afete aos estudantes.
B) Reflexão: Consiste em fazer o aluno se perguntar: de que forma este tema me afeta?
C) Problematização: Consiste em transformar o tema em problema, isto é, fazer com que ele suscite em cada um o desejo de buscar soluções.
D) Investigação: Consiste em buscar elementos que permitam a solução do problema. Uma investigação filosófica busca os conceitos na história da filosofia que podem servir como ferramentas para pensar o problema em questão.
E) Conceituação: Consiste em recriar os conceitos encontrados de modo a equacionarem nosso problema, ou mesmo de criar novos conceitos.

30 "Face à multiplicidade das orientações em filosofia, não se pode tratá-la apenas como um corpo de saber já a disposição para ser transmitido. A proliferação de teorias e discursos, a diversidade e a dispersão da atividade filosofia atual, exige que se fale em filosofias, e não em filosofia. Assim, a primeira tarefa do professor de filosofia é a de se definir por uma determinada concepção de filosofia que seja adequada para cumprir com os objetivos educacionais da disciplina. Situar a filosofia como disciplina escolar no horizonte dos problemas contemporâneos - científicos, tecnológicos, ético-políticos, artísticos ou decorrentes das transformações das linguagens e das modalidades de comunicação - implica uma tomada de posição para que sua contribuição seja significativa quanto aos conteúdos e processos cognitivos" (FAVARETTO, Celso. "Filosofia, ensino e cultura". In: KOHAN, Walter (org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.)
Com base no texto acima, é correto dizer:
A) Para que o ensino da filosofia seja significativo, o professor deve ter consciência de sua escolha dentre as inúmeras filosofias que podem ser ensinadas, adequando os objetivos da disciplina, seus conteúdos e procedimentos à concepção de filosofia escolhida.
B) O conteúdo das aulas de filosofia deve se ater a temas filosóficos, em vez de buscar referências sistemáticas na história da filosofia.
C) O conteúdo das aulas de filosofia deve se ater a referências sistemáticas na história da filosofia, em vez de focar temas filosóficos.
D) É impossível falar em uma única filosofia, sendo a postura do professor a da impossibilidade de se ensinar conteúdos filosóficos no ensino médio, mas a filosofar.

E) Para que a filosofia seja significativa, seus conteúdos devem estar alinhados com os problemas contemporâneos, de forma que seus conteúdos sejam mediados pelos meios de comunicação atuais para que sejam melhor compreendidos pelas novas gerações.

QUESTÕES SUBJETIVAS (Mínimo de 20 linhas e Máximo de 30 linhas)
31 Observe alguns trechos do discurso do estadista russo Vladimir Lênin, proferido, em 1920, no III Congresso da União Comunista da Juventude da Rússia:
"[...] precisamos desenvolver e aperfeiçoar a memória de cada estudante com o conhecimento de fatos fundamentais. [...] Não só deveis assimilá-los, mas assimilá-los com espírito crítico para não atulhar a vossa inteligência com trastes inúteis, e enriquecê-la com o conhecimento de todos os fatos sem os quais não é possível ser um homem moderno culto. [...] Não acreditaríamos no ensino, na educação e formação se estes estivessem encerrados apenas na escola e
separados da vida tempestuosa" (LÊNIN, Vladimir Ilitch. La instrucción pública. Moscou: Progresso, 1981).
Lênin é considerado seguidor das ideias do filósofo Karl Marx. Este, por sua vez, estabelece as bases para a tendência pedagógica crítica. O educador brasileiro Paulo Freire se consolida como um dos principais expoentes desta tendência pedagógica no mundo e seu pensamente também recebe grande influência das ideias de Marx.
Disserte sobre a contribuição do pensamento filosófico marxista para a "Pedagogia Crítica".

32 Leia o excerto abaixo.
"[Na didática específica] o que está em jogo é a interseção dos conhecimentos de determinada especialidade com a sistemática de sua transmissão, na qual a conversão do saber científico em conhecimento escolar deve processar-se pelo ângulo de determinado conteúdo" (RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009).
Com base no texto acima, discorra sobre a possibilidade de uma didática específica da filosofia



(02/Nov)  Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Estado MT - CESPE / UnB - 2007
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - FILOSOFIA

Texto para as questões de 26 a 30:
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade - e não um simples regime de governo - é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (Marilena Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 430 (com adaptações).

QUESTÃO 26
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.
A - Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.
B - Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.
C - Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.
D - Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.

QUESTÃO 27
Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.
A - A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.
B - Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.
C - O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.
D - O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.

QUESTÃO 28
Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.
A - Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.
B - Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.
C - Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.
D - Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).

QUESTÃO 29
Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.
A - O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
B - Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
C - A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
D - O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.

QUESTÃO 30
Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes.
A - Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político.
B - Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude.
C - Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política".
D - A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.

QUESTÃO 31
A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que:
A - o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.
B - a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
C - a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.
D - tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.

QUESTÃO 32
A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.
A - Theodor Adorno entende que o ser humano passou por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo.
B - Desde Hegel, a forma de organização política ideal é aquela em que o poder cabe aos técnicos, aos dirigentes das indústrias e aos altos funcionários.
C - A filosofia moral nada tem a ver com a ciência nem com a tecnologia.
D - Criticando o homem possuidor de uma visão unidimensional, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.

QUESTÃO 33
A respeito da relação entre filosofia e estética, assinale a opção correta.
A - Um dos objetivos da arte é explorar novas formas de expressão.
B - A pintura é arte tridimensional, pois além da altura e da largura, possui a profundidade de campo.
C - A arte só é arte se for mimética, ou seja, se copiar a natureza, não tendo valor estético aquela arte que pretende ser essencialmente ideal.
D - Tomás de Aquino define o belo como o que mais se aproxima das qualidades da divindade.

QUESTÃO 34
Considerando as seguintes premissas: "Nenhum bípede é quadrúpede; Ora, algum cavalo é quadrúpede; Logo..." A conclusão correta, pela regras do silogismo, é que:
A - nenhum bípede é cavalo.
B - algum quadrúpede não é cavalo.
C - nenhum bípede é quadrúpede.
D - algum cavalo não é bípede.

QUESTÃO 35
Considerando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta.
A - O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo.
B - O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo.
C - A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê.
D - A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê.

QUESTÃO 36
Com respeito à correlação entre filosofia e ciência, assinale a opção correta.
A - O conhecimento científico busca as razões mais fundamentais de todas as coisas e pretende ser objetivo, preciso e seguro.
B - O conhecimento filosófico é também teleológico.
C - O conhecimento mítico aparece quando se tem uma massa em crise, que resulta em uma emotividade que conduz a conclusões metódicas e racionais.
D - A ciência é um conhecimento metódico e racional; a filosofia é um conhecimento sem método e supra-racional.

Texto para as questões de 37 a 39
As contribuições mais duradouras dos grandes filósofos são as ferramentas de pensamento, os métodos e abordagens que inventam ou descobrem e que, muitas vezes, sobrevivem às teorias e sistemas que constroem ou aos que procuram demolir com essas ferramentas. (Nicholas Fearn. Aprendendo a Filosofia em 25 lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 7.)

QUESTÃO 37
Considerando o texto acima, assinale a opção correta.
A - Embora Derrida julgue que a desconstrução não é um método, a mesma pode ser empregada para o entendimento da realidade.
B - Schopenhauer faz filosofia destruindo os conceitos; por isso se diz que ele faz filosofia a marteladas.
C - Kant entende que as entidades não devem ser multiplicadas sem necessidade; a esse princípio costuma-se chamar de navalha de Kant.
D - O iluminismo francês inspira-se em Protágoras ao entender que o homem é a medida de todas as coisas, não só daquelas que são o que são mas daquelas que são o que não são.

QUESTÃO 38
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
A - Tendo em vista a dialética, Hegel entende que a missão da filosofia está em conceber o que é, porque o que é, é a razão, ou seja, o que é racional é real e o que é real é racional.
B - O monismo de Espinoza caracteriza-se pela noção de um Deus pessoal e religioso, não sendo um princípio metafísico.
C - A estética transcendental, para Kant, trata da Teoria do Belo e das Belas Artes.
D - Sartre, ao entender que a existência precede a essência, acredita na preexistência de uma divindade que a tudo criou e da qual se originou a própria existência.

QUESTÃO 39
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
A - Martin Heidegger retoma a valorização da visão ontológica da filosofia ao entender que a linguagem é a morada do ser e o homem é o pastor do ente.
B - A ética de Epicuro funda-se no valor da pessoa como tal e na virtude como ato heróico.
C - Platão dizia "só sei que nada sei" e tinha como lema "homem, conhece-te a ti mesmo".
D - Teilhard de Chardin adotou a maiêutica como método para a interpretação da realidade.

QUESTÃO 40
A organização e acumulação de conhecimento são características do saber. Entre os vários tipos de saber, o saber ético aborda
A - o conhecimento místico transcendental, que considera o homem um ser religioso.
B - a aquisição do conhecimento científico feito por meio das pesquisas embasadas na física de Newton.
C - a moral enquanto epistemologicamente considerada.
D - os fundamentos técnicos do como fazer todas as coisas no ambiente em que se vive.

QUESTÃO 41
A respeito do conceito de ideologia, é correto afirmar que
A - a ideologia representa a sociedade tal como ela é, com os seus valores e com a sua cosmovisão do real.
B - ideologia é o conjunto das idéias dos grupos pensantes que atuam de modo dominante na sociedade.
C - ideologia é o mesmo que doutrina, pois ambas tratam de teorias.
D - o marxismo e o capitalismo são ideologias, mas não o neocapitalismo.

QUESTÃO 42
Tendo em vista a contribuição das aulas de filosofia para o desenvolvimento do senso crítico do aluno, assinale a opção correta.
A - Apenas o conhecimento dos filósofos europeus e a repetição das idéias dos filósofos para o seu correto entendimento são importantes.
B - A inteligência crítica dos problemas filosóficos deve ser o único objetivo a ser perseguido pelos professores de filosofia do ensino médio.
C - A filosofia é um saber ornamental, pois é o conhecimento que com o qual ou sem o qual se torna tal e qual.
D - A história da filosofia, inclusive a história da filosofia no Brasil, deve ser estudada para que, conhecendo-se os principais problemas filosóficos, possam ser elaborados novos questionamentos e soluções originais.

QUESTÃO 43
Acerca do pensamento filosófico e da relação entre ciência e filosofia, assinale a opção correta.
A - O conceito de ciência de Galileu toma por base a criação do universo tal como se encontra no livro do Gênese.
B - A expressão "revolução socrática", relacionada à filosofia na Grécia antiga, refere-se à atitude de passividade no sofrimento como algo até mesmo desejável, na medida em que, para Sócrates, seria melhor sofrer a injustiça do que cometê-la.
C - Ptolomeu aprofundou as descobertas de Copérnico com auxílio do telescópio.
D - O método indutivo é aquele que procede do singular, ou menos geral, para o universal, ou mais geral.

QUESTÃO 44
A respeito da questão ética, assinale a opção correta.
A - As virtudes naturais podem pertencer também a desonestos, mas as morais ou adquiridas requerem escolha racional motivadas por um esforço de perfeição moral.
B - A moral é a ciência do agir humano epistemologicamente considerada, enquanto a ética trata dos costumes e do comportamento do ser humano em geral.
C - Kant, na sua teoria moral, estabelece que se deve agir tomando por base os costumes sociais mais acertados da comunidade em que se vive; desse modo, minimizam-se os erros e maximizam-se os acertos.
D - O pirronismo é uma teoria ética que entende dever ser o prazer o fundamento primordial de toda ação humana.

QUESTÃO 45
Para que filosofia? - as evidências do cotidiano e a atitude filosófica. Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha". Em uma disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender". E se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Como se poderiam melhor entender e ensinar essas questões filosóficas? (Marilena Chauí. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002, p. 7-9 - com adaptações).
Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a opção correta.
A - A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
B - O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
C - A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
D - A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.

QUESTÃO 46
Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.
A - O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.
B - Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.
C - É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.
D - O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.

QUESTÃO 47
Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se
A - preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
B - desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
C - entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
D - conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.

QUESTÃO 48
A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
A - estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
B - cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.
C - o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
D - a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.

QUESTÃO 49
A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.
A - A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
B - O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
C - O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
D - A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.

QUESTÃO 50
A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.
A - A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento.
B - A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática.
C - Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe.
D - David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade.

PROVA DISCURSIVA:

QUESTÃO 1
Considerando a pluralidade cultural como tema transversal, elabore uma proposta para trabalhar esse tema em sala de aula.

QUESTÃO 2
Acerca da inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas de aula usuais, apresente um argumento a favor e um argumento contra e discuta-os brevemente.

QUESTÃO 3
De modo sucinto, descreva um modelo de escola de ensino fundamental (anos finais) organizada por ciclos de formação e explicite como acontece a divisão do tempo escolar nessa escola.

QUESTÃO 4
Enumere os itens obrigatórios de um plano de ensino.

QUESTÃO 5
Ao se entender a avaliação como um processo formativo, não se deve reduzi-la à cobrança de conteúdos, mas considerá-la um relato que contenha indicativos da construção do conhecimento do aluno. Defina avaliação formativa e aponte um dos princípios norteadores dos relatórios de avaliação.

QUESTÃO 6
René Descartes foi um importante filósofo que iniciou a idade moderna, propondo um método para se chegar ao conhecimento da verdade nas ciências. A respeito dessa questão, cite e justifique os principais passos do método cartesiano.

QUESTÃO 7
Tomás de Aquino, cognominado o Doutor Angélico, teve o grande mérito de, na sua obra Summa Theologica, aplicar os fundamentos do pensamento Aristotélico à doutrina católica. O mundo de então, que já conhecia Aristóteles, muito facilmente assimilou a teologia. Cite e explique a via preferencial das provas metafísicas da existência de Deus, segundo Tomás de Aquino.

QUESTÃO 8
Aristóteles, com as suas Categorias, cria estruturas para o entendimento do mundo. Nesse contexto, elaborou uma teoria, entre outras, que foi chamada de teoria hilemórfica. Explique em que consiste a teoria hilemórfica.

QUESTÃO 9
Hegel, um dos mais importantes filósofos do século XIX, concebeu teorias sobre a história e a história da filosofia, tendo se notabilizado pela interpretação da história que serviu de inspiração para marxistas, existencialistas, hermenêuticos e para a Escola de Frankfurt. Explique o principal fundamento da dialética hegeliana.

QUESTÃO 10
Sócrates, apesar de nada ter escrito, que se tenha conhecimento, é considerado o pai da ética. Ele considerou mais o estudo sobre o agir humano, operando uma verdadeira revolução na medida em que mudou o eixo dos estudos de cosmológicos para antropológicos. Identifique e explique, sinteticamente, o método socrático de filosofar. 



Texto para as questões de 26 a 30:
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade - e não um simples regime de governo - é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (Marilena Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 430 (com adaptações).

QUESTÃO 26
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.
A - Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.
B - Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.
C - Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.
D - Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.

QUESTÃO 27
Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.
A - A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.
B - Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.
C - O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.
D - O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.

QUESTÃO 28
Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.
A - Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.
B - Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.
C - Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.
D - Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).

Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.
A - O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
B - Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
C - A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
D - O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.

QUESTÃO 30
Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes.
A - Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político.
B - Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude.
C - Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política".
D - A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.

QUESTÃO 31
A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que:
A - o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.
B - a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
C - a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.
D - tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.

QUESTÃO 32
A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.
A - Theodor Adorno entende que o ser humano passou por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo.
B - Desde Hegel, a forma de organização política ideal é aquela em que o poder cabe aos técnicos, aos dirigentes das indústrias e aos altos funcionários.
C - A filosofia moral nada tem a ver com a ciência nem com a tecnologia.
D - Criticando o homem possuidor de uma visão unidimensional, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.

QUESTÃO 33
A respeito da relação entre filosofia e estética, assinale a opção correta.
A - Um dos objetivos da arte é explorar novas formas de expressão.
B - A pintura é arte tridimensional, pois além da altura e da largura, possui a profundidade de campo.
C - A arte só é arte se for mimética, ou seja, se copiar a natureza, não tendo valor estético aquela arte que pretende ser essencialmente ideal.
D - Tomás de Aquino define o belo como o que mais se aproxima das qualidades da divindade.

QUESTÃO 34
Considerando as seguintes premissas: "Nenhum bípede é quadrúpede; Ora, algum cavalo é quadrúpede; Logo..." A conclusão correta, pela regras do silogismo, é que:
A - nenhum bípede é cavalo.
B - algum quadrúpede não é cavalo.
C - nenhum bípede é quadrúpede.
D - algum cavalo não é bípede.

QUESTÃO 35
Considerando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta.
A - O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo.
B - O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo.
C - A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê.
D - A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê.

QUESTÃO 36
Com respeito à correlação entre filosofia e ciência, assinale a opção correta.
A - O conhecimento científico busca as razões mais fundamentais de todas as coisas e pretende ser objetivo, preciso e seguro.
B - O conhecimento filosófico é também teleológico.
C - O conhecimento mítico aparece quando se tem uma massa em crise, que resulta em uma emotividade que conduz a conclusões metódicas e racionais.
D - A ciência é um conhecimento metódico e racional; a filosofia é um conhecimento sem método e supra-racional.

Texto para as questões de 37 a 39
As contribuições mais duradouras dos grandes filósofos são as ferramentas de pensamento, os métodos e abordagens que inventam ou descobrem e que, muitas vezes, sobrevivem às teorias e sistemas que constroem ou aos que procuram demolir com essas ferramentas. (Nicholas Fearn. Aprendendo a Filosofia em 25 lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 7.)

QUESTÃO 37
Considerando o texto acima, assinale a opção correta.
A - Embora Derrida julgue que a desconstrução não é um método, a mesma pode ser empregada para o entendimento da realidade.
B - Schopenhauer faz filosofia destruindo os conceitos; por isso se diz que ele faz filosofia a marteladas.
C - Kant entende que as entidades não devem ser multiplicadas sem necessidade; a esse princípio costuma-se chamar de navalha de Kant.
D - O iluminismo francês inspira-se em Protágoras ao entender que o homem é a medida de todas as coisas, não só daquelas que são o que são mas daquelas que são o que não são.

QUESTÃO 38
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
A - Tendo em vista a dialética, Hegel entende que a missão da filosofia está em conceber o que é, porque o que é, é a razão, ou seja, o que é racional é real e o que é real é racional.
B - O monismo de Espinoza caracteriza-se pela noção de um Deus pessoal e religioso, não sendo um princípio metafísico.
C - A estética transcendental, para Kant, trata da Teoria do Belo e das Belas Artes.
D - Sartre, ao entender que a existência precede a essência, acredita na preexistência de uma divindade que a tudo criou e da qual se originou a própria existência.

QUESTÃO 39
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
A - Martin Heidegger retoma a valorização da visão ontológica da filosofia ao entender que a linguagem é a morada do ser e o homem é o pastor do ente.
B - A ética de Epicuro funda-se no valor da pessoa como tal e na virtude como ato heróico.
C - Platão dizia "só sei que nada sei" e tinha como lema "homem, conhece-te a ti mesmo".
D - Teilhard de Chardin adotou a maiêutica como método para a interpretação da realidade.

QUESTÃO 40
A organização e acumulação de conhecimento são características do saber. Entre os vários tipos de saber, o saber ético aborda
A - o conhecimento místico transcendental, que considera o homem um ser religioso.
B - a aquisição do conhecimento científico feito por meio das pesquisas embasadas na física de Newton.
C - a moral enquanto epistemologicamente considerada.
D - os fundamentos técnicos do como fazer todas as coisas no ambiente em que se vive.

QUESTÃO 41
A respeito do conceito de ideologia, é correto afirmar que
A - a ideologia representa a sociedade tal como ela é, com os seus valores e com a sua cosmovisão do real.
B - ideologia é o conjunto das idéias dos grupos pensantes que atuam de modo dominante na sociedade.
C - ideologia é o mesmo que doutrina, pois ambas tratam de teorias.
D - o marxismo e o capitalismo são ideologias, mas não o neocapitalismo.

QUESTÃO 42
Tendo em vista a contribuição das aulas de filosofia para o desenvolvimento do senso crítico do aluno, assinale a opção correta.
A - Apenas o conhecimento dos filósofos europeus e a repetição das idéias dos filósofos para o seu correto entendimento são importantes.
B - A inteligência crítica dos problemas filosóficos deve ser o único objetivo a ser perseguido pelos professores de filosofia do ensino médio.
C - A filosofia é um saber ornamental, pois é o conhecimento que com o qual ou sem o qual se torna tal e qual.
D - A história da filosofia, inclusive a história da filosofia no Brasil, deve ser estudada para que, conhecendo-se os principais problemas filosóficos, possam ser elaborados novos questionamentos e soluções originais.

QUESTÃO 43
Acerca do pensamento filosófico e da relação entre ciência e filosofia, assinale a opção correta.
A - O conceito de ciência de Galileu toma por base a criação do universo tal como se encontra no livro do Gênese.
B - A expressão "revolução socrática", relacionada à filosofia na Grécia antiga, refere-se à atitude de passividade no sofrimento como algo até mesmo desejável, na medida em que, para Sócrates, seria melhor sofrer a injustiça do que cometê-la.
C - Ptolomeu aprofundou as descobertas de Copérnico com auxílio do telescópio.
D - O método indutivo é aquele que procede do singular, ou menos geral, para o universal, ou mais geral.

QUESTÃO 44
A respeito da questão ética, assinale a opção correta.
A - As virtudes naturais podem pertencer também a desonestos, mas as morais ou adquiridas requerem escolha racional motivadas por um esforço de perfeição moral.
B - A moral é a ciência do agir humano epistemologicamente considerada, enquanto a ética trata dos costumes e do comportamento do ser humano em geral.
C - Kant, na sua teoria moral, estabelece que se deve agir tomando por base os costumes sociais mais acertados da comunidade em que se vive; desse modo, minimizam-se os erros e maximizam-se os acertos.
D - O pirronismo é uma teoria ética que entende dever ser o prazer o fundamento primordial de toda ação humana.

QUESTÃO 45
Para que filosofia? - as evidências do cotidiano e a atitude filosófica. Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha". Em uma disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender". E se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Como se poderiam melhor entender e ensinar essas questões filosóficas? (Marilena Chauí. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2002, p. 7-9 - com adaptações).
Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a opção correta.
A - A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
B - O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
C - A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
D - A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.

QUESTÃO 46
Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.
A - O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.
B - Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.
C - É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.
D - O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.

QUESTÃO 47
Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se
A - preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
B - desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
C - entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
D - conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.

QUESTÃO 48
A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
A - estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
B - cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.
C - o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
D - a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.

QUESTÃO 49
A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.
A - A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
B - O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
C - O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
D - A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.

QUESTÃO 50
A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.
A - A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento.
B - A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática.
C - Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe.
D - David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade.

PROVA DISCURSIVA:

QUESTÃO 1
Considerando a pluralidade cultural como tema transversal, elabore uma proposta para trabalhar esse tema em sala de aula.

QUESTÃO 2
Acerca da inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas de aula usuais, apresente um argumento a favor e um argumento contra e discuta-os brevemente.

QUESTÃO 3
De modo sucinto, descreva um modelo de escola de ensino fundamental (anos finais) organizada por ciclos de formação e explicite como acontece a divisão do tempo escolar nessa escola.

QUESTÃO 4
Enumere os itens obrigatórios de um plano de ensino.

QUESTÃO 5
Ao se entender a avaliação como um processo formativo, não se deve reduzi-la à cobrança de conteúdos, mas considerá-la um relato que contenha indicativos da construção do conhecimento do aluno. Defina avaliação formativa e aponte um dos princípios norteadores dos relatórios de avaliação.

QUESTÃO 6
René Descartes foi um importante filósofo que iniciou a idade moderna, propondo um método para se chegar ao conhecimento da verdade nas ciências. A respeito dessa questão, cite e justifique os principais passos do método cartesiano.

QUESTÃO 7
Tomás de Aquino, cognominado o Doutor Angélico, teve o grande mérito de, na sua obra Summa Theologica, aplicar os fundamentos do pensamento Aristotélico à doutrina católica. O mundo de então, que já conhecia Aristóteles, muito facilmente assimilou a teologia. Cite e explique a via preferencial das provas metafísicas da existência de Deus, segundo Tomás de Aquino.

QUESTÃO 8
Aristóteles, com as suas Categorias, cria estruturas para o entendimento do mundo. Nesse contexto, elaborou uma teoria, entre outras, que foi chamada de teoria hilemórfica. Explique em que consiste a teoria hilemórfica.

QUESTÃO 9
Hegel, um dos mais importantes filósofos do século XIX, concebeu teorias sobre a história e a história da filosofia, tendo se notabilizado pela interpretação da história que serviu de inspiração para marxistas, existencialistas, hermenêuticos e para a Escola de Frankfurt. Explique o principal fundamento da dialética hegeliana.

QUESTÃO 10
Sócrates, apesar de nada ter escrito, que se tenha conhecimento, é considerado o pai da ética. Ele considerou mais o estudo sobre o agir humano, operando uma verdadeira revolução na medida em que mudou o eixo dos estudos de cosmológicos para antropológicos. Identifique e explique, sinteticamente, o método socrático de filosofar.