QUADRO DE CONTEÚDOS
CONTEÚDOS/CAPÍTULOS
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QUESTÕES
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Grécia Antiga
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1, 2, 25
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Idade Média
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3, 4
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Renascimento
|
5
|
Expansão
Ultramarina
|
6
|
Colonização
Espanhola
|
7
|
Brasil Colonial
|
8,9,26,27,28,29,30
|
Crise do Sistema
Colonial
|
10,11,12
|
Era das Revoluções
/ Revolução Francesa
|
13,14,31,32
|
Liberalismo
|
15
|
Ideário Socialista
|
16
|
Brasil Imperial
|
17,18,19,33
|
Brasil Republicano
|
20,22,23,34,35,36,37,38,39
|
Revolução Russa
|
21
|
Direitos Civis nos
Estados Unidos
|
24
|
Crise econômica
atual
|
40
|
I. QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÃO 01 (Descritor: Analisar trecho e identificar seu sentido)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Grécia
Antiga
(FUVEST 2007)
"Num processo em
que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador
político, 384-322 a .C.]
jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas:
'Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de
insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, frequentar
boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a
trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer
como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava'. Demóstenes ganhou
triunfalmente o processo."
Paul
Veyne, "História da Vida Privada", I, 1992.
A
fala de Demóstenes expressa a
a)
transformação
política que fez Atenas retornar ao regime aristocrático depois de derrotar
Esparta na Guerra do Peloponeso.
b)
continuidade
dos mesmos valores sociais igualitários que marcaram Atenas a partir do momento
em que se tornou uma democracia.
c)
valorização
da independência econômica e do ócio, imperante não só em Atenas, mas em todo o
mundo grego antigo.
d)
decadência
moral de Atenas, depois que o poder político na cidade passou a ser exercido
pelo partido conservador.
e)
crítica
ao princípio da igualdade entre os cidadãos, mesmo quando a democracia era a
forma de governo dominante em Atenas.
QUESTÃO 02 (Descritor: Determinar as principais características da
democracia ateniense)
Nível de dificuldade:
Fácil
Assunto:
Democracia Ateniense
(UEL 2006) Uma das características da cultura política
grega é a noção de cidadania. Tal noção define a vinculação da pessoa a uma
determinada pólis, por laços essencialmente familiares, e estabelece,
concomitantemente, a permanente obrigação de defesa da cidade, a contribuição
para seu bem geral, e o direito de opinar sobre seus destinos. Foi em virtude
desta última implicação do conceito de cidadania que, em sentido lato, quase
todas as cidades gregas tenderam à democracia. As diferenças se fazem sentir
quanto à forma de participação do cidadão.
Com base no texto e
nos conhecimentos sobre a cidadania grega, é CORRETO afirmar:
a)
As
reformas de Péricles buscaram, entre outras coisas, incorporar todos os
cidadãos ao processo decisório da Eclésia e dos tribunais, tornando possível a
participação dos menos abastados, por meio de modesta remuneração.
b)
Nas
pólis que se mantinham institucionalmente oligárquicas, ou sujeitas a
modalidades de tirania, era vedado aos cidadãos comuns externar suas opiniões
sobre as decisões públicas.
c)
As
mulheres, numa cultura patriarcal que reservava a vida pública exclusivamente
aos homens, eram cidadãs partícipes da discussão política, tendo voz ativa e
voto na assembleia.
d)
Nas
cidades gregas, o estrangeiro era um hóspede destituído da cidadania, tendo os
seus direitos privados devidamente assegurados, sem restrições quanto à
propriedade fundiária e aos direitos cívicos.
e)
O
escravo, que antes de tudo estava excluído da cidadania, era considerado como
parte da comunidade e, portanto, capacitado a opinar sobre os negócios
públicos.
QUESTÃO
03 (Descritor: Analisar trecho e
determinar informação correta sobre o significado do trabalho na história
ocidental)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Idade Média
(UFG 2007) Leia o texto a
seguir, que se refere à história do significado do trabalho.
Do ponto de vista da
história, uma das revoluções do cristianismo no Ocidente, reforçada pela
tradição monástica hostil ao ócio, é ter feito do trabalho um valor.
IOGNA-PRAT,
Dominique. Ordem (ns). In: "Dicionário temático do ocidente
medieval." Bauru/SP: EDUSC: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. p.
313. [Adaptado].
A
respeito da história da concepção de trabalho, pode-se afirmar que, na
a)
Grécia
Antiga, as atividades manuais eram consideradas socialmente superiores.
b)
Roma
Antiga, o estatuto da escravidão limitava o trabalho do escravo às atividades
no campo.
c)
Roma
republicana, o trabalho foi pensado como preço a ser pago pelo castigo
decorrente do pecado original.
d)
Idade
Média concebeu-se o trabalho como meio pelo qual o fiel poderia elevar-se de
sua condição mundana.
e)
Baixa
Idade Média, o estatuto do trabalho nas cidades era semelhante ao da servidão
nos campos.
QUESTÃO 04 (Descritor: Analisar trechos i relacioná-los à Idade
Média)
Nível de dificuldade:
Fácil
Assunto: Idade Média
Analise os textos a seguir, procurando
identificar os que estão relacionados ao contexto histórico da sociedade
feudal.
I. "Prescrevemos que quando um vassalo faleça,
seu filho receba o feudo. Se não tem filhos, ou se deixa um neto nascido de
filho varão, que o mesmo receba de igual modo o feudo. Se ocorre que não deixa
filhos nascidos de um filho, mas sim um irmão legítimo por parte de pai que
tenha o feudo que pertenceu a seu pai."
II. "O conde perguntou ao futuro vassalo se
queria tornar-se seu homem e este respondeu: quero. Houve depois o seguinte
juramento de fidelidade: Prometo pela minha fé ser, a partir deste instante,
fiel ao Conde Guilherme e guardar-lhe contra todos e inteiramente."
III. "A autoridade real é sagrada; ela é paternal;
ela é absoluta (...) A majestade é a imagem da grandeza de Deus no príncipe.
Deus é infinito. Deus é tudo. O príncipe, como príncipe, não é visto como um
homem específico, mas como personagem pública.”
IV. "Em agosto, os camponeses não podem recolher
os seus feixes senão depois que o senhor retirou antecipadamente a sua parte.
No começo do inverno os suseranos devem pagar o censo e a talha antes do
direito de fechar o seu campo."
Estão relacionados com a sociedade feudal SOMENTE
a)
I,
III e IV.
b)
I
e III.
c)
I,
II e IV.
d)
III
e IV.
e)
I,
II, III e IV.
QUESTÃO 05 (Descritor: Analisar informações de um quadro e inferir
conclusões sobre elas)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Renascimento
Observe o quadro:
Nicolau Copérnico
|
1473-1543
|
Concluiu que os planetas giravam em torno
do Sol
|
Galileu Galilei
|
1564-1642
|
Comprovou a teoria de Copérnico e
desenvolveu a lei da queda dos corpos
|
Falópio
|
1523-1562
|
Descobriu os ovidutos humanos ou trompas de
Falópio
|
Leonardo da Vinci
|
1452-1519
|
Empreendeu inúmeras pesquisas no campo da
hidráulica, hidrostática, mecânica e ótica
|
A análise do quadro permite inferir que, no
Mundo Moderno,
a)
a
principal preocupação do homem era relacionar o conhecimento aos desígnios de
Deus, submetendo os estudos científicos às doutrinas religiosas.
b)
os
avanços científicos restringiram-se a poucas áreas do conhecimento, já que a
Igreja Católica exercia um poderoso controle sobre os estudiosos e suas obras.
c)
o
Renascimento não se restringiu a obras de arte, mas seus valores foram também
aplicados ao estudos de fenômenos naturais e do corpo humano.
d)
os
cientistas desenvolveram pesquisas utilizando o ideário medieval, baseado no
racionalismo e no experimentalismo.
e)
a
anatomia humana foi um campo de estudo atrativo, embora limitado, já que o
pensamento mítico ainda dominava a mentalidade europeia.
QUESTÃO
06 (Descritor: Analisar mapa e
determinar, num conjunto, a afirmação que a ele não se relaciona)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Expansão
Ultramarina
Observe o mapa de rotas comerciais:
Todas as alternativas apresentam informações
corretas sobre o mapa e seu contexto histórico, EXCETO:
a)
As
rotas representadas no mapa correspondem ao intenso comércio que os europeus
mantinham com o Oriente até o século XV.
b)
Interessados
nos produtos orientais, comerciantes europeus estabeleciam contatos com os
povos do leste tendo por eixo o Mar Mediterrâneo.
c)
A
Expansão Ultramarina intensificou as rotas assinaladas, tendo Portugal assumido
o pioneirismo do comércio com o Oriente.
d)
As
burguesias de Gênova e Veneza monopolizavam o braço europeu desse comércio,
sendo os grandes intermediários entre o Ocidente e o Oriente.
e)
Os
povos orientais eram responsáveis pelo longo trajeto das especiarias até Constantinopla,
sobretaxando os carregamentos.
QUESTÃO 07 (Descritor: Analisar fonte primária e inferir seu
sentido)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Colonização
Espanhola na América
Leia o trecho, escrito por um espanhol, que
descreve aspectos da vida cotidiana dos astecas.
[...]
"Quando lá chegamos, ficamos atônitos com a multidão de pessoas e a ordem
que prevalecia, assim como a vasta quantidade de mercadorias... Cada espécie
tinha seu lugar particular que era distinguido por um sinal. Os artigos
consistiam em ouro, prata, joias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou
não, sandálias e outras manufaturas de raízes e fibras de juta, grande número
de escravos homens e mulheres, muitos dos quais estavam atados pelo pescoço, com
gargalheiras, a longos paus. O mercado de carne vendia aves domésticas, caça e
cachorros. Vegetais, frutas, comida preparada, sal, pão, mel e massas doces,
feitas de várias maneiras, eram também lá vendidas. [...] Muitas mulheres
vendiam peixes em pequenos 'pães' feitos de uma determinada argila especial que
eles achavam no lago e que se assemelhavam ao queijo".
In:
PINSKY, Jaime. "História da América
através de textos". São Paulo, Contexto. 2004.
Através do documento
a)
são
citadas diversas riquezas coloniais oriundas da América Central que foram
exploradas pela metrópole portuguesa.
b)
é
percebida uma das motivações do expansionismo e da exploração mercantilista ibérica: o metalismo.
c)
são
indicados diversos produtos que equilibraram a balança de comércio entre a
Coroa espanhola e suas colônias na América.
d)
é
constatada a necessidade espanhola de importação de mão-de-obra escrava para
suas manufaturas frente à concorrência americana.
e)
são
demonstrados os benefícios gerados pela administração hispânica na América
Central, iniciada logo após a viagem de Colombo.
QUESTÃO 08 (Descritor: A partir de um trecho, inferir as consequências
do fato ali citado)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto: Brasil
Colonial
Analise o trecho:
“Se a
fraqueza da metrópole não lhe permitia manter uma burocracia proporcional ao
tamanho da colônia, também aconselhava evitar que as autoridades coloniais se
tornassem excessivamente poderosas.”
CARVALHO, José Murilo.
Pontos e Bordados.
Nesse trecho, o autor
refere-se a circunstâncias da colonização brasileira pelos portugueses.
Diante dos problemas por ele apontados, as
soluções encontradas foram
a)
a
arregimentação de um significativo número de novos servidores públicos
destinados a engrossar a máquina administrativa portuguesa na sua colônia
sul-americana
b)
a
designação de figuras com potencial de liderança e capacidade de organização
para o cargo de Vice-Rei no Brasil
c)
a
solicitação da cooperação da iniciativa privada e a descentralização política e
administrativa da colônia
d)
o
estabelecimento da União Ibérica com a Espanha, visando a fortalecer o Estado
português em seu propósito colonizador.
e)
o
abandono das terras brasileiras a marginais e condenados à morte, como forma de
garantir a posse, ainda que precária, do território.
QUESTÃO 09 (Descritor: A partir de um trecho, inferir as
consequências da situação ali descrita)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto: Brasil
Colonial / Administração Pombalina
Leia o trecho:
“Embora
sem dispor de um plano prévio, Pombal orientou sua atuação para o combate em
três frentes visando à implantação de um absolutismo em Portugal nos moldes de
Luís XIV, da França. Em primeiro lugar, tratava-se de ampliar as bases
financeiras da monarquia por meio de uma política de maior arrecadação fiscal (...);
em segundo lugar, cumpria concentrar todo o poder na Coroa (...); na terceira
frente, era indispensável reduzir a influência do poder que poderia competir
com a Coroa: a Igreja.”
VAINFAS, R. Dicionário do Brasil Colonial.
NÃO SE
ENQUADRA
nos objetivos mencionados pelo texto
a)
a
expulsão dos jesuítas dos domínios portugueses, em 1759, acompanhada pelo
reforço do regalismo, que subordinava o clero à autoridade do soberano.
b)
o
reforço do receituário mercantilista, incentivando a expansão do comércio e da
marinha, bem como o aumento da produção agrícola e o incremento das
manufaturas.
c)
a
absorção pela Coroa das últimas capitanias hereditárias ainda existentes e a
transferência da sede do governo para o Rio de Janeiro.
d)
o
incremento de relações comerciais privilegiadas, por meio de concessões,
criação de Companhias de Comércio e tratados de exclusividade, como o de
Methuen, com a Inglaterra.
e)
a
criação do Erário Régio, órgão responsável pelo controle de todas as receitas
do Reino, como forma de implementar as riquezas metropolitanas.
QUESTÃO 10 (Descritor: Determinar as formas de utilização do ideário
liberal no processo de emancipação americana)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Crise do
Antigo Sistema Colonial
A crise do sistema colonial deve ser
entendida como uma conjuntura na qual atuam tanto fatores internos à colônia
brasileira, quanto externos, acontecimentos ou processos históricos ocorridos
na Europa. Um destes fatores externos foi o surgimento do Iluminismo.
Assinale a afirmativa que explica de que
forma os movimentos que lutaram pela independência brasileira se utilizaram do
ideário liberal.
a)
acentuando
apenas o caráter individualista do liberalismo, ou seja, defendendo somente as
liberdades individuais.
b)
restringindo
a ideia de liberdade ao sentido político, isto é, a autonomia do Brasil frente
à dominação portuguesa.
c)
limitando
o liberalismo a seus aspectos econômicos, pois defendiam apenas a
livre-iniciativa e o livre-cambismo.
d)
valorizando
apenas a igualdade social, passando, portanto, a defender o ideal abolicionista.
e)
estendendo
seus princípios a toda a população colonial, com o intuito de criar uma
sociedade igualitária.
QUESTÃO 11 (Descritor: Analisar dois trechos e determinar o teor das
ideias ali expressas)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Independência
das colônias hispânicas
Leia os trechos:
O índio
é de um caráter tão dócil que unicamente deseja o repouso e a solidão. Esta
parte da população americana não pretende a autoridade, porque não a ambiciona
nem se crê com aptidões para exercê-la, contentando-se com sua paz, sua terra e
sua família. O índio é o amigo de todos e para obter todas as mesmas dignidades
de fortuna e honra que concedem os governos, não há necessidade de recorrer a
outros meio que o trabalho e o saber, aspirações que eles odeiam mais do que
podem desejar as graças. Assim, pois, parece que devemos contar com a
docilidade deles.
S. Bolívar, Carta da
Jamaica, 1815
As
razões militares e políticas para que eu ordenasse o aproveitamento de escravos
são por demais óbvias. Necessitamos de homens robustos e fortes, acostumados à
inclemência e à fadiga, de homens que abracem a causa e a carreira com
entusiasmo, de homens que vejam sua causa identificada com a causa pública e
nos quais o valor da morte seja pouco menos que o da vida.
S. Bolívar, Carta ao
General Santander, 1820
Nos trechos, Bolívar busca justificar o
recrutamento de índios e escravos aos exércitos americanos que lutavam contra
tropas espanholas no contexto da independência hispano-americana.
Suas ideias revelam
a)
a
necessidade de integrar todas as etnias que compunham o universo colonial,
principalmente os indígenas e os negros, na luta pela emancipação, legitimando,
assim, a reação contra os exércitos espanhóis.
b)
o
projeto de unir todas as nações, povos e etnias americanas – em especial negros
e índios - numa só república, a qual seria capaz de enfrentar tentativas
recolonizadoras por parte da Espanha.
c)
a
intenção de debelar os conflitos entre brancos e índios e brancos e negros, os
quais vinham desgastando os movimentos emancipacionistas criollos que marcaram
a Hispano-América no século XIX.
d)
uma
atitude preconceituosa para com os índios e os negros no processo de
emancipação, considerando os primeiros
como preguiçosos e sem objetivos políticos e os segundos apenas como possíveis
soldados em boa forma física e sem qualquer amor à vida.
e)
a
valorização dos indígenas enquanto reais representantes da população americana
destacando, ainda, a importância dos negros na construção de uma sociedade
livre e emancipada.
QUESTÃO 12 (Descritor: analisar fatos relacionados à Independência
das 13 colônias inglesas na América)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Independência das 13 colônias inglesas na América
Observe a ilustração, na qual oficiais
ingleses obrigam a América a tomar chá amargo, uma alusão à Lei do Chá, imposta
sobre as 13 colônias:
Ilustração de Paul
Revere
A reação dos colonos americanos a essa Lei e
a outras arbitrariedades conduzidas pela metrópole inglesa
a)
buscou
inspiração nas ideias ilustradas, sobretudo naquelas que diziam respeito à base
contratual do Estado com o objetivo de garantir os direitos naturais do homem e
no direito à rebelião.
b)
tomou
como base as vitórias burguesas da primeira fase do processo revolucionário
francês, quando essa classe social estabelece o novo conceito de cidadania.
c)
levou
à cisão entre os colonos progressistas do Norte e os conservadores do Sul,
cujas diferenças de mentalidade mostravam-se irreconciliáveis, acabando por
deflagrar a Guerra Civil.
d)
despertou
um sentimento anti-metropolitano conciliatório, expresso nas negociações
travadas diretamente entre as lideranças americanas, como George Washington, e
o monarca Jorge III.
e)
gerou
uma reação violenta por parte da França, detentora de uma grande área colonial
no continente americano, temerosa que seus colonos também se revoltassem.
QUESTÃO 13 (Descritor: Identificar, num conjunto, a alternativa que
corresponde à característica da Era das Revoluções)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto: Era das
Revoluções
No contexto da Era das Revoluções, a discussão das relações entre os homens e o
Estado assumiu diferentes sentidos e realizações, dentre as quais se inclui
a)
o
governo popular e representativo de Cromwell, líder do Exército do Parlamento e
aliado da burguesia, a qual é beneficiada pela aprovação dos Atos de Navegação;
b)
a
atuação radical e democrática da Gironda, associação política ligada aos
setores populares, em especial aos camponeses franceses;
c)
as
intenções nobiliárquicas de Napoleão Bonaparte, o qual se aproxima da aristocracia
francesa em busca de apoio e recursos para suas campanhas internacionais;
d)
a
construção da ideia de cidadania, resultante de uma relação contratual
explícita entre cidadãos e o Estado, na qual estão regulamentados direitos e
deveres mútuos.
e)
a
rejeição aos princípios da razão em detrimento daqueles baseados na
livre-iniciativa e nas liberdades individuais.
QUESTÃO 14 (Descritor: analisar caricatura sobre a Revolução
Francesa)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Revolução
Francesa
Analise
a imagem, publicada ao final do século XVIII.
Caricatura inglesa
retratando os sans-culottes durante a Revolução Francesa
A
caricatura PRETENDE
a)
denunciar
as atrocidades cometidas contra os sans-culottes, pela burguesia francesa, ao
longo do processo revolucionário.
b)
exaltar
os feitos do governo jacobino, o qual elevou a França à categoria de primeiro
Estado igualitário europeu.
c)
apoiar
o caráter anticlerical do processo revolucionário francês, tal como havia
ocorrido na Inglaterra.
d)
destacar
as similitudes entre o processo revolucionário francês e inglês no que se
refere à tomada do poder por grupos radicais.
e)
rejeitar
as atitudes radicais dos jacobinos ao longo da Convenção, como as constantes
execuções públicas.
QUESTÃO
15 (Descritor: Identificar, a partir de
uma citação, a afirmação à qual ela se refere.)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Liberalismo
Econômico
Leia o trecho:
O
Liberalismo econômico, originário em Adam Smith , representa uma verdadeira reviravolta
nas ideias econômicas até então existentes.
Assinale a alternativa que exprime uma ideia
compatível com o trecho:
a)
“A única
maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros Reinos para o
Tesouro Real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada
anualmente além dos mares e menor quantidade de seus produtos seja para cá
transportada.”
b)
“O trabalho anual de uma nação é o mundo
primitivo que a abastece de todas as coisas necessárias e confortáveis da vida,
por ela anualmente consumidas, as quais consistem, sempre, ou em produtos
imediatos do trabalho ou no que é adquirido às outras nações com esses
produtos.”
c)
“Ouro e
prata, por muitas razões, são os metais mais adequados para acumular riqueza:
são duráveis, podem ser transformados de qualquer modo sem prejuízo.”
d)
“Ordena-se,
pela autoridade do Parlamento, que ninguém leve, ou faça levar, para fora deste
Reino ou Gales ou qualquer parte do mesmo, qualquer forma de dinheiro da moeda
deste Reino, ou de dinheiro, e moedas de outros Reinos, sem licença do Rei.”
e)
“Toda e qualquer mercadoria desse Reino só
poderá ser levada a outros Reinos sob a estrita permissão Real, sob pena de
seus produtores terem seus direitos retirados e seus bens confiscados e
incorporados ao Erário Real, em tempo indefinido.”
QUESTÃO 16 (Descritor: Identificar, num conjunto, a citação que
confronta a concepção burguesa de realização humana)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto: Ideário
Socialista
(FMC) Para os
representantes do liberalismo clássico, as bases para o bem da humanidade, nas
esferas pública e privada, estariam na razão, na ciência e no progresso, sendo
a ordem burguesa a mais apropriada às realizações humanas. No entanto, os
descontentamentos sociais decorrentes do modelo capitalista deram origem a uma
nova ideologia: o socialismo, cujo representante maior no século XIX foi Karl
Marx.
IDENTIFIQUE, entre as afirmações
do filósofo citadas abaixo, aquela que mais diretamente confronta a concepção
burguesa de realização humana:
a)
“A luta de classes é o motor da História.”
b)
“É do céu à Terra que aqui se desce.”
c)
“Tudo o que é sólido desmancha no ar.”
d)
“É inútil esperar pela felicidade isolada.”
QUESTÃO 17 (Descritor: Relacionar um trecho às ideias às quais ele
se refere)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Período
Regencial
Leia o trecho:
“O Período
Regencial pode ser visto como um grande laboratório de formulações e de
práticas políticas e sociais, como ocorreu em poucos momentos na história do
Brasil. Nele foram colocados em discussão ( ou pelo menos trazidos à tona) ideias
fundamentais para o futuro da Nação.”
MOREL, Marco. O Período das Regências.
Dentre as diversas ideias e formulações
discutidas ao longo do Período Regencial brasileiro, NÃO SE ENCONTRAVA aquela referente
a)
às
diferentes fórmulas de organização do Estado
b)
às
várias vertentes do Liberalismo
c)
a
conflitos étnicos e religiosos multifacetados
d)
à
recolonização de base xenófoba
e)
ao
Federalismo em contraposição ao Centralismo
QUESTÃO 18(Descritor: Inferir conclusão correta sobre trecho
analisado)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Brasil
Imperial
Leia o trecho:
“As
eleições para a legislatura que deveria inaugurar-se em 1842 poderiam assegurar
para os liberais sua consolidação no poder. Por muito que sejam suspeitas as
notícias sobre elas, há uma unanimidade na tradição que as fez tristemente
célebres sob o nome de eleições do cacete (...). Maltas de valentões assaltavam
as mesas eleitorais (...). Na qualificação dos eleitores aceitam-se meninos,
escravos, pessoas imaginárias e trocas de identidade. No recolhimento dos votos
os eleitores de paróquia são impedidos de votar e as urnas cheias de votos
preparados.”
A análise do trecho permite que se conclua
que
a)
o
“Parlamentarismo às avessas”, apesar
de assegurar a pacificação política do país, não impediu que o processo
eleitoral fosse fraudulento
b)
as
práticas de intimidação, violência e fraudes, por ocasião das eleições,
presentes na República Velha, não se constituíram em novidade no quadro
político brasileiro
c)
ao
longo do Segundo Império, coube aos liberais a prática de eleições violentas, o
que levou os conservadores a desencadearem as Revoluções de 1842
d)
a
criação da Justiça Eleitoral pela Constituição de 1891 pôs fim ao ambiente
convulsionado e de teor criminoso que marcou o período imperial brasileiro
e)
o
sufrágio masculino, que havia sido instaurado no período, abriu a oportunidade
para as fraudes e manipulação de votos.
QUESTÃO 19 (Descritor: Analisar gráfico e determinar afirmação que a
ele não se relaciona)
Nível de dificuldade:
Fácil
Assunto: Império
Brasileiro
Observe
o gráfico:
A
EXPANSÃO DA REDE FERROVIÁRIA BRASILEIRA
Todas as alternativas explicam corretamente o
gráfico e o seu contexto histórico, EXCETO:
a)
O
grande interesse de companhias inglesas, já que o governo imperial lhes
garantia o direito de exploração por um determinado período de tempo e o
pagamento de juros sobre o capital investido.
b)
A
ampliação da produção cafeeira, a qual necessitava de meios de transporte mais
eficazes e lucrativos para a exportação do produto até os portos de embarque
para o exterior.
c)
A
utilização maciça da mão de obra escrava na construção das ferrovias, o que
acabou por ocupar enorme contingente de ociosos e reduzir os custos de produtos
tradicionais, como o açúcar e o cacau.
d)
O
interesse dos próprios produtores de café, que passaram a investir parte de
seus lucros no transporte ferroviário.
e)
O
crescente deslocamento da produção cafeeira para áreas interioranas, o que exigia
maiores facilidades e velocidade no escoamento das safras.
QUESTÃO 20 (Descritor: Identificar elemento que corresponda ao
Coronelismo)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: República
Velha / Coronelismo
O coronelismo, fenômeno social e político
marcante da República Velha, foi viabilizado pela
a)
promulgação
da Constituição Republicana, que institui a centralização administrativa,
favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
b)
supremacia
política dos Estados da região sudeste - possuidores de maior poder econômico -
cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.
c)
predominância
do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo manipular a
população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.
d)
montagem
de modernas instituições políticas - autonomia estadual, voto universal - sobre
estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses
privados.
e)
modernização
do país após a instauração da República, com a ampliação da industrialização e
da urbanização.
QUESTÃO 21 (Descritor: Analisar trecho e inferir conclusão correta
sobre o mesmo)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Revolução
Russa
Leia o trecho:
“A
extrema ruína, agravada pela má colheita de 1920, fez com que a mudança se
tornasse necessária com a máxima urgência, diante da impossibilidade de se
estabelecer com rapidez a grande indústria. [...] A luta contra a especulação
deve ser transformada em luta contra os roubos e contra o modo de enganar a
vigilância, o registro e o controle do Estado. Com esse controle dirigiremos o
capitalismo, em certo grau indispensável e imprescindível para nós, para a vida
do capitalismo de Estado. [...]”
LÊNIN,
Sobre o imposto em espécie. 21 de abril de 1921.
A análise do texto permite afirmar que Lênin, na
ocasião, pretendia
a)
adotar
algumas práticas estatizantes como as aplicadas na Alemanha após o Tratado de
Versalhes.
b)
“dar um passo para trás e dois para frente”
com a Nova Política Econômica (NEP).
c)
estabelecer
práticas de planejamento estatal no Primeiro Plano Quinquenal soviético.
d)
formar
o Mercado Comum do Leste Europeu, denominado COMECON.
e)
reagir
ao avanço capitalista após a criação do Plano Marshall.
QUESTÃO 22 (Descritor: Identificar o propósito de uma situação dada)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: República
Brasileira / Populismo / Governo JQ
Em 1961, num gesto inusitado para a vida
político-diplomática brasileira, o presidente Jânio Quadros condecorou com a
Ordem do Cruzeiro do Sul o ministro cubano e líder revolucionário Ernesto “Che”
Guevara.
Esse gesto do presidente deve ser
interpretado como
a)
uma
tentativa, de cunho demagógico, de apresentar a política externa brasileira
como “independente”, ou seja, livre do alinhamento forçado a um dos dois blocos
de poder da Guerra Fria.
b)
uma
medida para estreitar as relações diplomáticas entre os dois países a fim de
propiciar um maior intercâmbio cultural e científico, visto que Cuba, após a
Revolução, se havia desenvolvido em áreas como saúde pública e educação.
c)
uma
atitude do executivo federal para fortalecer sua ligação com os partidos
políticos de esquerda, que haviam constituído a base partidária da vitória na
eleição presidencial daquele ano.
d)
uma
manifestação da simpatia que Jânio Quadros sempre tivera pelo comunismo
revolucionário na América Latina, e que, então como presidente, podia
transformar em orientação de sua política externa.
e)
o
rompimento brasileiro com o bloco capitalista e a lenta aproximação do país com
o bloco socialista, ratificada por seu sucessor, João Goulart.
QUESTÃO 23 (Descritor: analisar fatos relacionados à Ditadura
Militar)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto: Ditadura
Militar
A Frente Ampla foi um movimento
político lançado em 28 de outubro de 1966, e seu principal articulador foi o
ex-governador da Guanabara, Carlos
Lacerda, contando com a participação dos ex-presidentes Juscelino
Kubitschek e João
Goulart, e de seus correligionários.
Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que
a)
ocorreu
num período do regime militar que ainda possibilitava a articulação de
oposições, mesmo com a participação de lideranças como a de João Goulart.
b)
o
movimento acabou por apresentar um sucesso parcial, pois Carlos Lacerda foi
escolhido como candidato à presidência da República em 1968, sendo, contudo,
derrotado pelo General Artur da Costa e Silva.
c)
seu
principal objetivo constituía-se em lutar pela "restauração do regime
democrático" no Brasil, oferecendo uma alternativa civil ao regime que
havia se instalado em 1964.
d)
para
o regime militar, o movimento representava um grande risco, já que reunia dois
ex-presidentes civis já com os direitos políticos cassados e ambos exilados.
e)
promoveu
uma difícil aliança entre antigos opositores, mas todos com intenso apelo
popular junto à maioria da população.
QUESTÃO
24 (Descritor: Determinar, num conjunto
de alternativas, aquelas que se referem corretamente à situação proposta)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto: Luta pelos
direitos civis dos negros nos EUA
(PUCRJ 2009) A candidatura de
Barack Obama à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, em 2008,
provocou novos debates sobre a questão racial na sociedade norte-americana. Um
dos mais importantes marcos históricos na luta dos negros pelo reconhecimento
de seus direitos foi o Movimento por
Direitos Civis ocorrido nos anos 1950 a 1960. Das afirmativas abaixo, quais
apresentam afirmativas corretas sobre este Movimento?
I
– O Movimento pelos direitos civis teve como um de seus mais importantes
líderes o pastor Martin Luther King, cuja luta inspirava-se na “desobediência
civil”, uma forma de resistência pacífica cujo pioneiro foi o nacionalista
indiano Mahatma Gandhi.
II
- As mobilizações atingiram seu ápice em
agosto de 1963, quando uma passeata, conhecida como Marcha de Washington,
trouxe até a capital milhares de manifestantes para ouvir Luther King em seu
famoso discurso Eu tenho um sonho.
III
– A reação ao Movimento na sociedade norte-americana foi extremamente positiva,
incluindo políticos e a grande maioria da população branca dos estados do sul
que pela primeira vez não reagiram com violência às reivindicações dos
militantes.
IV
– Pressionado por ativistas e simpatizantes do movimento e preocupado com os
efeitos negativos da questão racial na opinião mundial, o Congresso aprovou,
entre 1964 e 1967, durante o governo de Lyndon Johnson, vários atos
legislativos proibindo discriminação no emprego, nos serviços públicos e nas
eleições.
Assinale
a alternativa CORRETA:
a)
Somente
as afirmativas II e IV estão corretas.
b)
Somente
as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c)
Somente
as afirmativas I e Is estão corretas.
d)
Somente
as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e)
Todas
as afirmativas estão corretas.
II.
QUESTÕES DISCURSIVAS
QUESTÃO
25 (Descritor: Analisar trecho e
identificar o regime político ali descrito e explicar suas características)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Democracia Ateniense
(UFJF
2006)
Leia, atentamente, o trecho a seguir e responda ao que se pede:
"Para
o filósofo grego Platão, nenhuma das formas de governo existentes em sua época
era a ideal. Ao analisar um determinado regime político, ele observou que neste
caso, o poder estava concentrado nas mãos dos cidadãos que deliberavam
diretamente sobre os assuntos da cidade, embora em seu entender, muitos fossem
moralmente indignos e sem qualificação para tal."
Adaptado de FINLEY, M.
"Os gregos antigos". Lisboa: Edições 70, 1986. p. 87.
a) IDENTIFIQUE
o regime político que está sendo criticado.
b) CITE
E ANALISE duas das principais características desse regime na Grécia
Antiga.
QUESTÃO
26 (Descritor: Analisar e relacionar
organograma e texto, apresentando argumentos que os confirmem)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto:
Brasil Colonial
Observe o organograma e o trecho:
“O conceito de ‘autoridade negociada’ (...)
sustenta o debate no qual os historiadores vêm reinterpretando aquilo que até
então era considerado como um dualismo rígido e inflexível entre metrópole e
colônia, favorecendo a percepção de que havia um elevado potencial para a
negociação entre os representantes da Coroa no ultramar e os colonos. Isso tem
concorrido para uma reavaliação dos mecanismos de representação local e da
maneira pela qual os colonos conseguiam negociar as políticas e práticas da
Coroa no sentido de torná-las menos opressivas e/ou mais de acordo com as
prioridades, necessidades e práticas da sociedade colonial.”
Hoje, os historiadores debruçam-se sobre o
Brasil Colonial questionando a noção de “pacto colonial” e destacando a
globalidade do Império português, no qual o Brasil estava inserido, e sua
originalidade frente aos demais impérios europeus no Mundo Moderno.
a) APRESENTE ARGUMENTOS que reflitam o questionamento da
noção de “pacto colonial”
b)
EXPLIQUE a noção de original
globalidade do Império português.
QUESTÃO 27 (Descritor: Analisar tabela e apresentar conclusões sobre
os dados ali apresentados)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Brasil Colonial
Observe o quadro:
Ocupação dos homens
ricos na Capitania das Minas Gerais em 1756
Fonte: Lista dos
homens mais abastados da Capitania, feita pelo provedor da fazenda Domingos
Pinheiro.
a)
EXPLIQUE como os dados
apresentados contrariam as ideias geralmente veiculadas sobre o enriquecimento
nas Minas do século XVIII.
b)
Tomando
os dados como base, EXPLIQUE o
funcionamento da sociedade da mineração no mesmo período.
QUESTÃO 28 (Descritor: Determinar causas e consequências das
Invasões Holandesas)
Nível de dificuldade:
Fácil
Assunto: Brasil Colonial
No
século XVII, o Brasil conheceu as Invasões Holandesas.
a) EXPLIQUE a
principal razão pela qual os holandeses se instalaram na colônia brasileira.
b) CITE duas características
da administração holandesa no Brasil.
c) DETERMINE a
principal razão que levou à Insurreição Pernambucana.
QUESTÃO 29 (Descritor: Analisar trechos e identificar elementos a
ele relacionados)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Brasil Colonial
Leia o trecho:
"E
se o castigo for frequente e excessivo, ou se irão embora, fugindo para o mato,
ou se matarão por si, como costumam, tomando a respiração ou enforcando-se, ou
procurarão tirar a vida aos que lhe dão tão má, recorrendo se for necessário a
artes diabólicas, ou clamarão de tal sorte a Deus, que os ouvirá e fará aos senhores
o que já fez aos egípcios, quando avexavam com extraordinário trabalho aos
hebreus, mandando as pragas terríveis contra suas fazendas e filhos."
Padre Antonil, CULTURA
E OPULÊNCIA DO BRASIL,1710
a) IDENTIFIQUE
as formas de resistência dos negros à escravidão citadas por Antonil.
b) EXPLIQUE
o argumento utilizado por Antonil para convencer os senhores a não se excederem
nos castigos.
QUESTÃO 30 (Descritor: argumentar sobre a relação senhor-escravo)
Nível de dificuldade:
Assunto: Escravidão no Brasil
Analise o trecho:
“Em
geral, a relação senhor-escravo era uma correlação de forças, de modo que o
lado mais fraco, o escravo, não era desprovido de poder. Tratava-se de uma
relação que se transformava ao longo do tempo, pendendo para um dos lados de
acordo com o poder que cada um conquistava. O escravo não podia ser resumido a
um tipo, a uma categoria dotada de um comportamento uniforme e previsível.”
VILLALTA, Luiz Carlos.
Maldito Filho.
ARGUMENTE CONTRA OU A
FAVOR
das ideias expostas no trecho.
QUESTÃO 31 (Descritor: Analisar trecho, explicá-lo e argumentar
sobre ideias ali expostas)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Era das Revoluções
Leia o trecho:
O
mérito da Era das Revoluções, se isso pode ser assim chamado, está em eliminar
diferenças oficiais e estabelecer uma igualdade jurídica entre as pessoas,
agora denominadas de "cidadãos",
em oposição aos "súditos"
do "Antigo Regime". Daí a
todos os cidadãos serem, efetivamente, iguais, vai um longo caminho.
a) EXPLIQUE em
que consistia a igualdade jurídica mencionada pelo trecho.
b) APRESENTE ARGUMENTOS que
expliquem a frase sublinhada do trecho.
QUESTÃO 32 (Descritor: Analisar imagem, identificar o acontecimento
ali retratado e explicá-lo)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Congresso de Viena
Analise a caricatura, denominada “Patê indigesto”, de autor anônimo,
publicada no século XIX.
Nela estão representados, da esquerda para a
direita, o rei da Inglaterra, o rei da Prússia, o czar da Rússia e o imperador
da Áustria, tendo ao centro um “patê” com Napoleão Bonaparte, e, sob a mesa, o
rei da França, Luis XVIII, esperando as migalhas.
a)
IDENTIFIQUE o acontecimento a
que a charge se refere.
b)
EXPLIQUE sua resposta.
QUESTÃO 33 (Descritor: Analisar trecho, indicando características a
ele relacionadas)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Brasil Imperial
Leia o trecho, escrito por Auguste de
Saint-Hilaire, estudioso francês que esteve no Brasil em no início do século
XIX:
"Continuamos
a encontrar eleitores que se dirigem a São Paulo. Estes senhores são
ordinariamente (... ) seguidos de um ou dois escravos, a cavalo, que lhes
servem de criados e a quem aqui se costuma chamar pagens (....) Tais homens,
todos eles dos mais ricos da região, estão em geral bem vestidos. A maioria
ostenta aquele orgulho e satisfação íntima que, muitas vezes, se nota nos
paulistas de certas categorias."
"Segunda
Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo".
A partir das informações deixadas pelo
viajante francês,
a)
EXPLIQUE qual era a organização social da época.
b) DETERMINE
os critérios que definiam os eleitores citados no texto.
QUESTÃO 34 (Descritor: Analisar trecho e imagem, identificando a que
situação histórica ele se refere e relacioná-lo à imagem)
Nível de dificuldade:
Média
Assunto:
República Velha / Coronelismo
Leia
os trechos:
“(...)
resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a
uma estrutura econômica e social inadequada. Não é, pois, mera sobrevivência do
poder privado, cuja hipertrofia constituiu fenômeno típico de nossa história
colonial. É antes uma forma peculiar de manifestação do poder privado, ou seja,
uma adaptação em virtude da qual os resíduos do nosso antigo e exorbitante
poder privado têm conseguido coexistir com um regime político de extensa base
representativa”.
“(...) é sobretudo um
compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente
fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos
senhores de terras”.
Os
trechos acima reproduzidos, escritos por Vítor Nunes Leal em 1949, pretendem
caracterizar um fenômeno sociopolítico característico da Primeira República
(1889-1930) no Brasil, resultado das desigualdades sociais, das dificuldades
dos cidadãos em efetivar seus direitos e da inexistência de serviços
assistenciais do Estado.
a)
IDENTIFIQUE o termo comumente utilizado para
designar o fenômeno sociopolítico acima mencionado.
b)
RELACIONE o fenômeno mencionado
acima à seguinte charge:
QUESTÃO
35 (Descritor: Analisar trecho e
apresentar argumentos da nova historiografia que a ele se contraponham)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto:
República Brasileira / Cangaço
Leia o trecho:
“Diz o
primeiro decreto / No seu artigo primeiro / Todo e qualquer sertanejo /
Negociante ou fazendeiro / Agricultor ou matuto / Tem que pagar tributo / Que
se deve ao cangaceiro. // No parágrafo primeiro / Desse artigo ele restringe /
A lei somente aos ricos / Dizendo:- A lei não atinge / Ao pobre aventureiro /
Pois que não possui dinheiro / Diz que não tem e não finge.”
O trecho faz parte de um folheto de cordel do
poeta Chagas Batista sobre Lampião, o mais famoso cangaceiro do Brasil.
CONTRAPONHA
as
ideias do trecho àquelas usualmente utilizadas pela historiografia para
explicar o fenômeno do cangaço.
QUESTÃO
36 (Descritor: Analisar trecho e
apresentar informações que a ele se relacionem)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
República Velha / Revolta da Chibata
Analise o trecho:
“Eu tive o poder na
organização da conspiração e estive determinado pelos comitês para assumir a
direção da revolução com todos os poderes. (...) Na organização da revolta, eu
dispunha de todos os poderes, parei o Brasil. Durante seis dias eu parei o
Brasil.”
Trecho da entrevista
concedida por João Cândido ao Museu da Imagem e do Som, em 1968
Nesse trecho, João
Cândido, conhecido como o “Almirante Negro”, faz referência à sua liderança no
movimento conhecido como Revolta da Chibata, ocorrido em 1910 no Rio de
Janeiro.
a) CITE duas principais causas do
movimento.
b) JUSTIFIQUE a ação do governo em relação
aos revoltosos.
QUESTÃO 37 (Descritor: Analisar tabela e determinar características
a ela relacionadas)
Nível de dificuldade:
Fácil
Assunto:
República Brasileira
A tabela abaixo mostra que, durante a
República Velha, o café era o principal produto da pauta de exportações do
Brasil.
Flutuações (%) da participação do café na pauta de
exportações do Brasil, 1889-1929
Fonte: FREIRE, Américo
et al. História em curso (o Brasil e suas relações com o
mundo ocidental). Rio de Janeiro,
Editora do Brasil: FGV/CPDOC, 2004, p.257.
a)
IDENTIFIQUE o evento que marcou
o início das políticas de valorização do café no período.
b)
CITE duas iniciativas
estabelecidas pelo evento mencionado por você que visavam à valorização dos
preços do café.
QUESTÃO 38 (Descritor: Identificar situações partidárias no contexto
do Brasil Republicano)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto: República
Brasileira
A história republicana brasileira está
repleta de episódios denominados “alianças”.
Sobre estas agremiações políticas,
a)
IDENTIFIQUE Aliança Democrática
e Aliança Liberal.
b)
DIFERENCIE Aliança Nacional
Libertadora e Aliança Liberal.
QUESTÃO 39 (Descritor: Analisar charges e compará-las)
Nível de dificuldade:
Difícil
Assunto:
República Brasileira / Lula
Analise as charges:
Glauco, Folha de São Paulo, setembro
de 1989 Angeli, Folha de São Paulo, 3 janeiro 2007
COMPARE as charges e DETERMINE suas diferenças e/ou
semelhanças.
QUESTÃO 40 (Descritor: Comparar elementos referentes à Crise de 1929
e a crise econômica atual)
Nível de dificuldade:
Médio
Assunto:
Crise 1929 / Crise econômica atual
(FUVEST 2010) Franklin D. Roosevelt assumiu a
presidência dos Estados Unidos, no ano de 1933, em meio a uma grave crise econômica,
iniciada em 1929; também Barak Obama deparou com um problema similar ao se
tornar presidente do mesmo pais, em 2009.
a)
Com relação ao governo Roosevelt, INDIQUE TRÊS medidas adotadas por ele
para fazer frente à crise de 1929.
b) Com relação à crise de 2008, enfrentada pelo presidente
Obama, INDIQUE DOIS dos principais fatores que a desencadearam.